O primeiro Range Rover totalmente elétrico está sendo em desenvolvimento e a montadora britânica divulgou hoje as primeiras imagens teaser do luxuoso SUV de zero emissão. Estamos falando aqui do Range Rover, não do Range Rover Sport menor, só para ficar claro, embora este último também vá receber uma versão movida a bateria no ano que vem.
Em primeiro lugar, o visual. A Land Rover não divulgou nenhuma foto do carro inteiro, mas, pelos closes revelados, fica bem claro que o Range Rover BEV será mais ou menos idêntico aos seus parentes de combustão interna.
O Range Rover, que é o modelo mais caro e luxuoso da Land Rover, já está disponível com um trem de força híbrido leve ou híbrido plug-in. No entanto, a partir do próximo ano, uma versão totalmente elétrica estará disponível.
Por exemplo, as lanternas são da mesma variedade de faixas verticais de LED do modelo a combustão de última geração. Para distingui-lo discretamente de seus companheiros a gasolina, a versão movida a bateria terá tampas centrais das rodas com a inscrição "EV".
Baseado na mesma Modular Longitudinal Architecture da versão híbrida plug-in do SUV, o novo Range Rover totalmente elétrico se beneficiará de uma arquitetura de 800 volts. Ele será construído em Solihull, no Reino Unido, e as baterias e unidades de propulsão elétrica serão montadas no novo Electric Propulsion Manufacturing Center da Jaguar Land Rover em Wolverhampton, no Reino Unido.
A marca britânica afirma que seu primeiro modelo totalmente elétrico deverá ser o carro mais silencioso e refinado já produzido, e que será capaz de atravessar alagamentos de até 850 mm. Tão capaz nesse quesito quanto o Land Rover Defender.
Em outras palavras, o luxuoso Range Rover movido a bateria deve manter sua proeza off-road mesmo na versão totalmente elétrica, embora estejamos céticos quanto ao fato de os proprietários realmente levarem seus belos SUVs de luxo de US$ 100.000 para fora do asfalto.
Além de ser capaz de passar por água até a cintura, o próximo Range Rover EV contará com "uma configuração exclusiva de cancelamento de ruído e design de som" que deve ajudar a reduzir ruídos indesejados que, de outra forma, seriam cobertos pelo motor a combustão.
Atualizações de software remotas e "carregamento sem esforço" também farão parte do pacote, enquanto o desempenho do trem de força, ainda a ser detalhado, será comparável ao de um Range Rover V8 de ponta, informou a empresa. No caso da versão P530 movida a gasolina, seu V8 de 4,4 produz 523 cv de potência, portanto, devemos ver números comparáveis no elétrico.
Os protótipos do Range Rover totalmente elétrico já estão sendo testados em todo o mundo em temperaturas que variam de 40 graus negativos a 122 graus.
Não sabemos quando o SUV será lançado, mas a Land Rover abrirá as pré-reservas em algum momento de 2024. Até lá, os clientes podem entrar em uma lista de espera para serem notificados quando puderem fazer um pedido.
O Range Rover elétrico é uma novidade interessante, considerando que muitas pessoas o veem como o SUV de luxo original. Teremos que esperar para ver como as enormes baterias se comportam em uma máquina que já é bem pesada.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jaguar Land Rover usará plataforma da Chery para carros elétricos e híbridos
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Range Rover Velar renascerá como SUV elétrico em 2025 para encarar Macan EV
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
Jaguar Land Rover quer produzir carros elétricos no Brasil
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
Elétricos e híbridos: veja quais mais valorizaram entre usados e 0km