A Honda vai encerrar a produção do compacto elétrico Honda e no próximo mês. Vendido em mercados como Europa e Estados Unidos, o primeiro carro elétrico urbano da marca se despede do mercado sem mostrar todo o seu potencial.
O simpático veículo elétrico da Honda será em breve algo do passado. Com um afluxo de novos híbridos e veículos elétricos com o emblema H, o pequeno hatchback será aposentado. Uma mensagem publicada no site da empresa no Japão indica que a produção será encerrada em janeiro de 2024.
Apesar dos elogios por sua concepção moderna, o carro elétrico de estilo retro tinha dois grandes pontos fracos desde o primeiro dia: preço e autonomia. De fato, o Honda e tem uma classificação WLTP de até 220 km, dependendo do nível de acabamento e do tamanho das rodas. Na França, por exemplo, a versão Advance começa em 42.100 euros (R$ 226.000), o que é muito caro para a sua proposta.
O tão querido carro elétrico compacto nunca foi um campeão de vendas, então seu desaparecimento nem chega a ser surpreendente. Teve uma curta vida no mercado de apenas três anos.
Lançado em 2020 em vários mercados, o carro elétrico urbano da Honda tem uma potência de até 113 kW (152 cv) e 315 Nm de torque máximo, tudo isso despejado nas rodas traseiras por meio de um motor de ímã permanente com transmissão de velocidade única.
No Brasil, o Honda E nunca chegou a ser cogitado, de forma que montadora japonesa nunca ofereceu um carro elétrico em nosso mercado.
Fonte: Toyota Japan, Honda Japan
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda: conhecemos a nova plataforma de carros elétricos da marca
BYD reage a denúncias de abusos trabalhistas na fábrica de Camaçari (BA)
BMW, Ford e Honda: joint venture e software para otimizar as recargas
Elétricos e híbridos impulsionam recorde de vendas de Hyundai e Kia
Honda diz que não se pode "forçar" os clientes a comprarem carros elétricos
BYD Dolphin Mini supera Peugeot 208 e C3 com 20 mil vendas no Brasil
BYD ultrapassa Honda e Nissan em vendas, assumindo a 7ª posição global