Febre dos SUVs faz mais uma vítima: o compacto elétrico Honda E
Como o mercado quer SUVs, a Honda disse que o seu carro elétrico urbano não terá uma 2ª geração
O Honda e, primeiro veículo totalmente elétrico de produção em série da montadora japonesa, não terá um sucessor quando seu ciclo se encerrar, já que o mercado de hatchs compactos e urbanos está encolhendo e os clientes exigem cada vez mais SUVs, de acordo com a reportagem da Autocar.
Lançado em 2020 em vários mercados, o carro elétrico urbano da Honda tem uma potência de até 113 kW (152 cv) e 315 Nm de torque máximo, tudo isso despejado nas rodas traseiras por meio de um motor de ímã permanente de velocidade única.
É um carro elétrico bastante interessante, com estilo retrô inspirado no Civic de primeira geração e espelhos retrovisores laterais digitais que transmitem vídeo para um par de telas internas, mas com uma capacidade de bateria de 35,5 kWh, a autonomia foi classificada pelo WLTP em apenas 211 km com uma carga, adequado para o uso urbano, mas ainda inferior ao que o Dacia Spring (Kwid E-Tech) bem mais barato tem a oferecer, com sua autonomia declarada de 230 km com uma carga completa.
Para ser justo, os dois modelos não chegam a ser rivais, mas a diferença de preço é difícil de ignorar. Na Alemanha, o Dacia Spring custa a partir de 22.750 euros (R$ 120.000), enquanto o Honda E tem um preço sugerido de 39.900 euros (R$ 210.000).
Galeria: Honda e
Atualmente, a Honda vende o E totalmente elétrico na Europa, e as encomendas do recém-apresentado e:Ny1 devem ser abertas ainda este ano, e parece que a montadora japonesa está seguindo o que o mercado exige, que é cada vez mais SUVs e veículos com estilo semelhante.
"Não haverá mais carros do tamanho do Honda E. Posso dizer isso com confiança", disse Rebecca Adamson para a Autocar.
"A demanda do mercado no Reino Unido é o setor de SUVs, por isso o foco está lá. É uma linha de produtos orientada para o mercado. Enquanto o mercado for esse, continuaremos a nos concentrar nos SUVs."
De acordo com o CarSalesBase, um site que reúne informações sobre números de vendas de fabricantes e da Jato Dynamics, a Honda vendeu apenas 4.078 unidades do pequeno hatchback E na Europa em seu ano de estreia em 2020, e 3.752 unidades em 2021.
No Brasil, o Honda E sequer chegou a ser cogitado, ainda mais pelo fato da montadora japonesa não oferecer carros elétricos em nosso mercado.
Quanto ao novo e:Ny1, que é alimentado por um motor elétrico de 150 kW (204 cv) e tem um alcance WLPT de 412 km, as expectativas da montadora são muito maiores do que antes, com esperanças de vender cerca de 7.500 unidades somente no Reino Unido até 2024.
O Honda e:Ny1 custa a partir de 47.590 euros na Alemanha e não será vendido nos Estados Unidos.
Fonte: Autocar
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