Honda lança ciclomotor elétrico com opção de aluguel de bateria e assinatura
O Honda EM1 é o primeiro scooter elétrico da marca a desembarcar na Europa com proposta
A Honda Motor Europe apresentou oficialmente o Honda EM1 e: 2023, seu primeiro veículo elétrico de duas rodas para o mercado europeu. As letras EM significam "Electric Moped" (ciclomotor elétrico), porque é efetivamente o que ele é. É também o primeiro veículo de duas rodas da Honda a usar o novo sistema Honda Mobile Power Pack e: (HMPP) intercambiável no mercado europeu.
Este modelo é alimentado por um motor elétrico montado no cubo de 1,7 kW (2,3 cv) e 90 Nm. A autonomia aprovada chega a 41,3 km, embora com o modo Econ, essa distância seja ampliada para 48 km. A velocidade máxima é de 45 km/h.
Neste ponto, é importante lembrar que o Honda EM1 e: 2023 é homologado como um ciclomotor, daí esses números modestos. Afinal, o mais importante é a tentativa da Honda de desenvolver baterias intercambiáveis, destinadas ao uso em diversos itens de consumo da marca.
Ciclomotor como serviço
Isso nos leva ao próximo ponto. A Honda Motor Europe planeja tentar algo diferente na forma como oferece o EM1 e: 2023 nos países europeus. Em vez de oferecer vendas diretas, a Honda planeja oferecer esquemas de leasing, aluguel e/ou assinatura para, de acordo com o mercado. Quando um motociclista aluga, arrenda ou assina uma EM1 e:, ele também recebe o HMPP e: e um carregador para manter a bateria carregada em casa, na escola ou no trabalho.
Quanto tempo leva para carregar um HMPP e:? Usando o carregador fornecido pela Honda e uma tomada doméstica padrão, a Honda diz que o pacote carregará de zero a 100% em aproximadamente seis horas. Como a maioria dos usuários de veículos elétricos não costuma deixar seus veículos em zero por cento antes de iniciar a recarga, a Honda também afirma que a carga de 25% a 75% de uma carga completa leva 2,7 horas para ser concluída.
De acordo com os testes internos da própria Honda, um HMPP e: pode ser carregado mais de 2.500 vezes. Não está claro neste momento se a Honda Motor Europe tem planos futuros de oferecer estações Power Pack Exchanger para trocar seus HMPPs em movimento.
Chassis e equipamentos
A suspensão possui um garfo dianteiro telescópico de 31 mm e um amortecedor duplo de tubo duplo na traseira, sem possibilidade de ajuste. Por sua vez, o equipamento de freio é composto por um disco de 190 mm e uma pinça de pistão único na frente, além de um freio a tambor de 110 mm na traseira. Ambos são conectados por um sistema de frenagem combinado (CBS).
A altura do assento é de 740 mm, enquanto o peso total do veículo chega a 95 kg, incluindo os 10,3 do HMPP e:. Outras qualidades são iluminação LED ao redor do contorno, uma tomada USB, um espaço de armazenamento de 3,3 litros sob o assento, um gancho para bolsas e barras de apoio para o passageiro.
No lançamento, haverá três opções de cores disponíveis: Sunbeam White Pearl, Digital Silver Metallic e Matte Ballistic Black Metallic. Os preços ainda não foram divulgados e a disponibilidade irá variar de acordo com a região da Europa.
Fonte: Honda Motor Europe
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Yamaha Neo's Connected: 1ª scooter elétrica da marca é apresentada no Brasil
Zeekr 007 GT: perua elétrica revelada com fotos e detalhes do lançamento
Mais motos híbridas estão a caminho e a origem é a Índia
Land Rover: Defender elétrico ainda está longe de acontecer
BYD faz parceria para impulsionar revolução de motos elétricas na África
Moura lança bicicleta elétrica com 100 km de autonomia
Yamaha registra patente de moto elétrica com embreagem para o motocross