Sedã elétrico com bateria semissólida roda 1.044 km sem recarga
CEO da NIO testou a bateria pessoalmente dirigindo um NIO ET7 pela costa leste da China
A autonomia é um dos pontos mais questionados dos carros elétricos. Para contornar essa questão, fabricantes como a startup chinesa Nio trabalham no desenvolvimento de novas tecnologias de baterias, mais eficientes e que proporcionem cada vez mais alcance em viagens.
Recentemente, William Li, cofundador e CEO da Nio, junto com a copiloto, fez uma viagem para testar pessoalmente a nova bateria de estado semissólido (SSB) de 150 kWh desenvolvida pela também chinesa WeLion. O executivo dirigiu um sedã Nio ET7 alcançando um rendimento de 1.044 km sem parar para recarregar, finalizando o trajeto com 3% de carga restante da bateria.
Segundo o relato do site CarNewsChina, a viagem de 14 horas foi transmitida ao vivo online, começando na manhã de domingo, às 6h32, na estação de troca de baterias (PSS) em Xangai, chegando ao destino próximo de Xiamen.
Em 92% do tempo o Nio ET7 rodou pelo Navigate-on-Pilot+ (NOP+), o sistema de condução autônoma da Nio, com velocidade máxima limitada a 90 km/h. No relatório final, o tempo de viagem (excluindo as paradas) foi de 12,4 horas, com velocidade média de 84,9 km/h e consumo de energia de 13,2 kWh/100 km - a temperatura ficou entre -2°C e 12°C.
A fabricante de baterias WeLion desenvolveu a SSB de 150 kWh que foi anunciada há três anos no Nio Day 2020 (realizado em janeiro de 2021), quando o primeiro sedã da Nio, o ET7, foi lançado. Em configuração cell-to-pack (bateria de célula única), ela tem uma densidade energética de 360 Wh/kg, enquanto o pacote inteiro tem uma densidade de 260 Wh/kg - a Nio declara um sistema de refrigeração seis vezes mais forte do que as baterias comuns.
O pacote completo de 150 kWh mede 2.062 mm de comprimento, 1.539 mm de largura e 186 mm de altura e pesa 575 kg, exatamente 20 kg a mais do que o pacote atual de 100 kWh da Nio. Segundo a Nio, a produção em série desta nova bateria começará em abril de 2024, mas ela custará caro: estima-se algo em torno de US$ 40 mil.
Fonte: CarNewsChina
Galeria: NIO ET7
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 10:00 BYD e Chery: conversas avançadas para fábricas de carros elétricos na Turquia
- 09:01 Quais fabricantes estão mais comprometidas em reduzir emissões de CO2
- 08:01 Garagem EV: Qual a autonomia real do Renault Kwid E-Tech na cidade?
- 14:15 Porsche Macan elétrico tem início de produção em série; no Brasil em 2024
- 11:16 Em breve no Brasil, Chevrolet Equinox EV finalmente tem início de entregas
- 09:50 Ex-GM diz que Dolphin Mini é 'sinal de alerta' para marcas americanas
- 08:01 Honda dobra investimento em carros elétricos para US$ 64 bilhões
- 13:27 Volvo EX60 será lançado em 2025 como sucessor do XC60