A Volkswagen ainda tem a intenção de levar toda a sua linha de veículos para a eletrificação em vários mercados onde atua. Com essa modernização dos grupos motopropulsores dos veículos, vêm também interiores mais contemporâneos; isso significa combinar linguagens de design com as tendências atuais do setor, como o minimalismo, que envolve a substituição de botões físicos internos por controles de tela sensível ao toque.
Infelizmente para a VW, isso não foi exatamente bem recebido pelos consumidores. Os proprietários reagiram contra o fato de a montadora alemã ter transferido os controles para a grande tela sensível ao toque do sistema multimídia, semelhante a um tablet, no painel, e para os botões do volante com base na sensação tátil, o que finalmente forçou a montadora a reverter sua decisão de não usar botões - e tudo isso começa com o novo conceito ID.2all.
A Volkswagen vem tentando consertar seus interiores há alguns anos. Sob o comando do ex-CEO Herbert Diess, a montadora alemã decidiu seguir os passos da Tesla e centralizar a grande maioria de seus controles na tela de informação e entretenimento. Ela também removeu os botões físicos de seus volantes e os substituiu por botões capacitivos sensíveis ao toque. Essa medida, de acordo com a VW, "frustrou clientes que não deveriam estar frustrados".
Desde então, a montadora reverteu sua decisão sobre os botões do volante e está tentando recuperar sua reputação por algo que, segundo seu atual CEO, Thomas Schäfer, "causou muitos danos" à marca.
Essa mudança começa com o Volkswagen ID 2. Recentemente, o designer de interiores da VW, Darius Watola, conversou com a Autocar sobre a abordagem do conceito ID.2 em relação à linguagem de design da empresa para futuros interiores de veículos. Watola confirmou que o conceito mostrou uma nova abordagem para todos os modelos da marca VW, que foi renovada devido ao feedback dos clientes.
Uma fileira de botões físicos com luz de fundo agora fica diretamente abaixo da tela sensível ao toque no conceito ID.2. Os botões oferecem aos clientes acesso fácil aos controles de HVAC mais usados, o que - embora não contemple todos os controles do carro - é um passo na direção certa. O carro também terá um botão de volume manual e um grande botão central (a la BMW iDrive) que fornece controles complementares para outros aspectos do veículo.
Os controles também se baseiam claramente na importância da sensação, apresentando até mesmo serrilhados de metal para que os ocupantes possam senti-los facilmente sem tirar os olhos da estrada.
"Uma vez que o tenha, não mexa nele novamente", disse o CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, em uma entrevista à Autocar no início deste ano. "Deixe-o de lado. Não confunda nossos clientes toda vez que um novo modelo for lançado e algo for completamente diferente. Otimize-o. Traga para o futuro. Mas não mude os botões daqui para lá, para lá e para cá."
Não é segredo para ninguém que os consumidores têm rejeitado os fabricantes de automóveis que simplesmente colocam um iPad no painel em vez de controles físicos. A Volkswagen também não é a primeira montadora a mudar sua postura em relação à abordagem de botões físicos da velha guarda. Sejamos realistas - se a Volkswagen está realmente tentando recuperar sua relevância em mercados como os Estados Unidos (mesmo que essa mudança tenha sido voltada para o mercado europeu), ela precisa levar a sério o feedback dos clientes. E parece que os alemães estão começando a fazer exatamente isso.
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