A Tesla está a trabalhar numa plataforma de carregamento por indução para veículos eléctricos. Foi o que revelou o chefe de design da empresa, Franz von Holzhausen, ao apresentador de TV Jay Leno, durante um vídeo de análise da picape Cybertruck que também contou com a participação do vice-presidente de engenharia automotiva da empresa, Lars Moravy.
"Estamos a trabalhar no carregamento indutivo", disse Von Holzhausen depois de Leno ter feito uma pergunta relacionada com o carregamento. "Então você nem precisará plugar algo no carro no futuro. Basta estacionar na garagem, passar por cima da base e vai começar a carregar."
Von Holzhausen não forneceu mais detalhes sobre o futuro carregador sem fio da Tesla.
Esta não é a primeira vez que a Tesla dá dicas sobre a possibilidade de oferecer carregadores wireless para os seus veículos elétricos. No evento para acionistas em março, a fabricante divulgou uma fotografia de um Model S que parecia estar carregando em uma garagem sem usar fios.
Isso deu início aos rumores de que a Tesla estaria desenvolvendo o carregador por indução, mas a empresa não confirmou essas especulações até agora.
Um sistema de carregamento sem fios para veículos elétricos permitirá que os clientes da Tesla carreguem os seus automóveis simplesmente estacionando em cima de uma plataforma ou dispositivo na garagem, eliminando a necessidade de ligar diretamente os veículos a um wallbox. Embora ligar um veículo elétrico não exija tempo e esforço adicionais, o carregamento sem fios é, de fato, uma forma mais simples de carregar.
É compreensível que a instalação de um carregador por indução em uma garagem seja significativamente mais cara do que a de um wallbox tradicional. Isto porque requer a instalação de uma plataforma no piso, o que pode envolver mexer no concreto.
Naturalmente, a instalação de um carregador de parede que tem de ser ligado ao quadro elétrico aumenta o custo. Além disso, o veículo também tem de ser equipado com o receptor por indução, o que custa mais dinheiro e aumenta o peso do automóvel.
Em meados deste ano, a Tesla comprou a empresa alemã Wiferion, especializada em tecnologia de carregamento sem fio, apenas para decidir revendê-la outubro. No entanto, a fabricante de veículos elétricos manteve os engenheiros da Wiferion a bordo, o que provavelmente significa que foram designados para trabalhar no programa de carregadores sem fios da Tesla.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
México está perguntando onde foi parar sua gigafábrica da Tesla
Electric Days: Arrow e Jadlog firmam parceria para van elétrica nacional
Tesla no Brasil? Como Trump pode impactar o futuro dos elétricos no país
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
Tesla Model 2 está cancelado; então o carro elétrico barato é o Cybercab?