page ad skin

Audi revê plano de ter somente para carros elétricos após vendas baixas

No próximo ano, a Audi vai lançar dois novos veículos elétricos e dois novos modelos a combustão

2026 Audi Q6 e-tron prototype exterior

A Audi, conhecida por seu icônico carro de rali Quattro e pelos mais modernos sedãs e SUVs de luxo com tração nas quatro rodas, vai “espalhar” o lançamento de novos veículos elétricos ao dar um passo atrás em seu ambicioso plano de eletrificação.

“Primeiro analisamos a ordem e a densidade de lançamentos que a organização poderia suportar”, disse o CEO da Audi, Gernot Dollner, numa entrevista na sede da empresa em Ingolstadt (Alemanha), citado pela Bloomberg. “No final, decidimos espalhar para não sobrecarregar a equipe e as concessionárias.”

Fique ligado

Outra fabricante modera suas expectativas de eletrificação

A Audi dá um passo atrás e reavalia sua estratégia agressiva de eletrificação em meio aos crescentes problemas do mercado. Como tal, lançará três novos modelos movidos a combustão nos próximos dois anos e apenas dois novos VEs.

Especificamente, o Audi Q6 e-tron, o primeiro novo VE baseado na arquitetura Premium Platform Electric (PPE) do Grupo Volkswagen – à frente do Porsche Macan EV – entrará em produção no segundo trimestre de 2024. O próximo ano será também o momento em que outro elétrico entrará em produção, bem como dois novos modelos de combustão. Um terceiro veículo a gasolina está planejado para 2025, mas não há notícias sobre qualquer outro elétrico.

A Audi planeja lançar 20 novos modelos até 2026, sendo metade deles totalmente elétricos, mas pelo que sabemos agora, esse objetivo parece quase impossível de alcançar.

O CEO da marca alemã escolheu as palavras com sabedoria, dizendo que a empresa não quer sobrecarregar as fábricas, mas a verdade é que o desempenho das vendas de carros eléctricos da Audi tem sido menos do que estelar na maioria dos mercados. Aqui no Brasil, o e-tron foi um dos mais procurados nos primeiros anos de vida, mas hoje está bem longe de aparecer no top 10 do ano.

Galeria: Audi Q6 e-tron - interior

A fabricante do Q8 e-tron é a mais recente empresa a abrandar as suas ambições sobre os VEs, depois de nomes como Ford e General Motors, citando uma queda no crescimento, aumento das taxas de juro e condições de mercado geralmente hostis. Por outro lado, Hyundai e Rivian, entre outros, esperam um aumento na sua capacidade de impulsionar mais volume nos próximos meses.