O avanço da mobilidade elétrica traz novas possibilidades de investimento para a indústria no Brasil. Para apresentar um panorama do segmento e as perspectivas de crescimento, uma comitiva de dirigentes de oito empresas ligadas à Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) se reuniu com o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin em seu gabinete no Ministério do Desenvolvimento (MDIC).
Ricardo Bastos, presidente da ABVE, disse que o objetivo foi apresentar ao vice-presidente a realidade atual e as perspectivas de crescimento da eletromobilidade no Brasil, com geração de empregos de qualidade, desenvolvimento tecnológico e investimentos no país.
“Pedimos essa reunião para mostrar a força da eletromobilidade no Brasil, desde a mineração de lítio em Minas Gerais até a produção de ônibus elétricos, automóveis, caminhões, motores elétricos, baterias, geração de energia e infraestrutura de recarga” – disse Ricardo Bastos.
O executivo disse ainda ter ido a Brasília para mostrar o trabalho da ABVE e dar um recado ao governo federal de que a entidade está à disposição do Brasil, destacando que a mobilidade elétrica envolve um ecossistema, englobando empresas que podem ajudar a modernizar a indústria brasileira.
O vice-presidente Geraldo Alckmin agradeceu a presença e ressaltou a importância da eletromobilidade para a economia brasileira. “É um setor muito importante, estratégico, e queremos que vocês cresçam” – disse. Além disso, o ministro considerou a eletromobilidade um fator decisivo para o que chama de “neoindustrialização”, ao contribuir para “melhorar a produtividade e a competitividade da indústria nacional”.
Ressaltou ainda a importância estratégica de o Brasil recuperar capacidade exportadora, especialmente na América Latina, não apenas com commodities, mas com produtos industrializados. “Temos de voltar a crescer a exportação de manufaturas”.
Por fim, destacou a importância do papel dos veículos de energia limpa, como carros elétricos e a hidrogênio, além do etanol e biocombustíveis.
“O mundo está diante de três grandes desafios: a segurança alimentar, a segurança energética e a segurança ambiental” – afirmou Alckmin. “E o Brasil é campeão em todos eles.”
No entanto, apesar da importância deste encontro, não houve a assinatura de nenhum protocolo ou formalidade sobre incentivos para a mobilidade elétrica ou projetos para a concretização dos objetivos citados na conversa. A conferir as próximas atualizações.
Fonte: ABVE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Frota de táxis de Oslo, a capital da Noruega, passa a ser 100% elétrica
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mobilidade elétrica no Brasil: crescimento, investimentos e futuro promissor
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Citroën Ami reestilizado ganha cara nova e fica mais descolado
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Brasil já possui mais de 10 mil pontos de recarga para veículos elétricos