page ad skin

Honda: carros elétricos com recarga em 15 minutos chegam a partir de 2026

Montadora anuncia submarca "0 Series" na CES 2024 e nova realidade em experiência de condução e tempo de recarga

Honda conceitos carros eletricos CES 2024 (1)

A Honda marcou presença na CES 2024 trazendo novidades importantes no campo da mobilidade elétrica. A montadora japonesa quer recuperar o tempo perdido na transição para carros elétricos ao anunciar a "Honda 0 Series", uma nova linha global de veículos elétricos focada em eficiência e experiência ao dirigir que chegará aos mercados globais a partir de 2026. 

No evento norte-americano, a montadora japonesa deu uma prévia dos seus futuros carros elétricos com dois conceitos: Saloon e Space-Hub. Ambos os modelos foram desenvolvidos usando um novo design de eletrificação da Honda e abordagem de engenharia que estreará com a introdução da "0 Series". 

"Voltamos ao básico e formulamos o Honda Série 0 com um design para a nova era", disse Shinji Aoyama, vice-presidente executivo global da Honda. "Uma proporção ousada e pura que, à primeira vista, é esmagadoramente diferente de outros veículos elétricos para evocar uma nova perspectiva para as pessoas."

Honda conceitos carros eletricos CES 2024 (1)

Baseado na nova plataforma dedicada para veículos elétricos da Honda, o Saloon se baseia no conceito "man maximum/machine minimum", que orienta o construção com foco no espaço interno para pessoas e menos espaço para trem de força/equipamentos aliado ao uso de materiais sustentáveis em todo o exterior e interior - a versão de produção está prevista para chegar ao mercado em 2026. 

Com proposta mais versátil, o Space-Hub foi desenvolvido sob o tema "ampliar a vida diária das pessoas". Se apoia em uma cabine espaçosa e excelente visibilidade com base na abordagem de desenvolvimento "Thin, Light and Wise", se tornando um "hub" que conecta as pessoas entre si e com o mundo exterior.

Honda conceitos carros eletricos CES 2024 (6)

Em 2026, a Honda apresentará o primeiro modelo do Honda Série 0 baseado no conceito Saloon na América do Norte, seguido por lançamentos de veículos elétricos dessa linha no Japão, Ásia, Europa, África, Oriente Médio e América do Sul. 

Além disso, a Honda também estreou um novo logotipo da marca H que será usado exclusivamente para os veículos elétricos de próxima geração.

A "0 Series" da Honda representa uma nova abordagem para o desenvolvimento de veículos eletrificados, delineada por três princípios fundamentais: compacto, leve e inteligente. Segundo a montadora japonesa, esses princípios contrariam as restrições tradicionais dos veículos elétricos a bateria, ao mesmo tempo em que se baseiam em filosofias de engenharia da Honda, como "M/M" máximo homem/mínimo máquina.

Galeria: Honda Saloon e Space-Hub

Na prática, isso se refletirá no uso de uma plataforma dedicada "fina" que cria um assoalho baixo para desempenho aerodinâmico e produtos de mobilidade definidos por software para uma experiência de usuário "racional" e inteligente.

"A mobilidade com que sonhamos não é uma extensão da tendência dos veículos elétricos 'robustos e pesados, mas inteligentes'", disse Toshihiro Mibe, CEO Global da Honda. "Criaremos um valor completamente novo do zero com base no fino, leve e inteligente como a base para nossa nova série Honda 0 EV para levar a alegria e a liberdade da mobilidade para o próximo nível."

Além disso, o Honda Série 0 apresentará novos avanços em design, direção autônoma, tecnologias conectadas, desempenho e eficiência da bateria.

Bateria leve e recarga em 15 minutos

Com foco na eficiência, os futuros veículos elétricos da '0 Series' prometem alta eficiência e contarão com o chamado e-Axles, que integra motor elétrico, inversor e transmissão no eixo e uma bateria de alta densidade energética que oferecerá uma ampla autonomia, minimizando o tamanho da pacote.

Em termos de experiência de recarga, a Honda promete carregamento rápido de 15 a 80% da capacidade da bateria entre 10 e 15 minutos até o final da década. Além disso, promete uma nova tecnologia de controle do sistema de bateria, de forma a minimizar a degradação da capacidade para menos de 10% após 10 anos de uso.

Fotos: Honda