A Honda marcou presença na CES 2024 trazendo novidades importantes no campo da mobilidade elétrica. A montadora japonesa quer recuperar o tempo perdido na transição para carros elétricos ao anunciar a "Honda 0 Series", uma nova linha global de veículos elétricos focada em eficiência e experiência ao dirigir que chegará aos mercados globais a partir de 2026.
No evento norte-americano, a montadora japonesa deu uma prévia dos seus futuros carros elétricos com dois conceitos: Saloon e Space-Hub. Ambos os modelos foram desenvolvidos usando um novo design de eletrificação da Honda e abordagem de engenharia que estreará com a introdução da "0 Series".
"Voltamos ao básico e formulamos o Honda Série 0 com um design para a nova era", disse Shinji Aoyama, vice-presidente executivo global da Honda. "Uma proporção ousada e pura que, à primeira vista, é esmagadoramente diferente de outros veículos elétricos para evocar uma nova perspectiva para as pessoas."
Baseado na nova plataforma dedicada para veículos elétricos da Honda, o Saloon se baseia no conceito "man maximum/machine minimum", que orienta o construção com foco no espaço interno para pessoas e menos espaço para trem de força/equipamentos aliado ao uso de materiais sustentáveis em todo o exterior e interior - a versão de produção está prevista para chegar ao mercado em 2026.
Com proposta mais versátil, o Space-Hub foi desenvolvido sob o tema "ampliar a vida diária das pessoas". Se apoia em uma cabine espaçosa e excelente visibilidade com base na abordagem de desenvolvimento "Thin, Light and Wise", se tornando um "hub" que conecta as pessoas entre si e com o mundo exterior.
Em 2026, a Honda apresentará o primeiro modelo do Honda Série 0 baseado no conceito Saloon na América do Norte, seguido por lançamentos de veículos elétricos dessa linha no Japão, Ásia, Europa, África, Oriente Médio e América do Sul.
Além disso, a Honda também estreou um novo logotipo da marca H que será usado exclusivamente para os veículos elétricos de próxima geração.
A "0 Series" da Honda representa uma nova abordagem para o desenvolvimento de veículos eletrificados, delineada por três princípios fundamentais: compacto, leve e inteligente. Segundo a montadora japonesa, esses princípios contrariam as restrições tradicionais dos veículos elétricos a bateria, ao mesmo tempo em que se baseiam em filosofias de engenharia da Honda, como "M/M" máximo homem/mínimo máquina.
Na prática, isso se refletirá no uso de uma plataforma dedicada "fina" que cria um assoalho baixo para desempenho aerodinâmico e produtos de mobilidade definidos por software para uma experiência de usuário "racional" e inteligente.
"A mobilidade com que sonhamos não é uma extensão da tendência dos veículos elétricos 'robustos e pesados, mas inteligentes'", disse Toshihiro Mibe, CEO Global da Honda. "Criaremos um valor completamente novo do zero com base no fino, leve e inteligente como a base para nossa nova série Honda 0 EV para levar a alegria e a liberdade da mobilidade para o próximo nível."
Além disso, o Honda Série 0 apresentará novos avanços em design, direção autônoma, tecnologias conectadas, desempenho e eficiência da bateria.
Com foco na eficiência, os futuros veículos elétricos da '0 Series' prometem alta eficiência e contarão com o chamado e-Axles, que integra motor elétrico, inversor e transmissão no eixo e uma bateria de alta densidade energética que oferecerá uma ampla autonomia, minimizando o tamanho da pacote.
Em termos de experiência de recarga, a Honda promete carregamento rápido de 15 a 80% da capacidade da bateria entre 10 e 15 minutos até o final da década. Além disso, promete uma nova tecnologia de controle do sistema de bateria, de forma a minimizar a degradação da capacidade para menos de 10% após 10 anos de uso.
Fotos: Honda
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Alpine Alpenglow Hy6 aparece em Paris com motor V6 a hidrogênio
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Renault mostra conceito de van elétrica na Europa que conhecemos no Brasil
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Renault 17: Nova versão do clássico com motor elétrico de 272 cv
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Honda revela nova plataforma para carros elétricos com este conceito