A BorgWarner fecha mais uma parceria que ajudará a ampliar o portfólio de componentes para veículos comerciais elétricos e híbridos. Em comunicado oficial, o fornecedor global anuncia a formação de uma joint venture com a chinesa Shaanxi Fast Auto Drive Group, um fornecedor líder de mercado de peças para veículos comerciais especializado em sistemas de transmissão e powertrain.

“Ao trabalharmos em conjunto numa aplicação de inversor de alta tensão para veículos de alta eficiência, como caminhões pesados e veículos fora de estrada, esta joint venture apoiará o crescimento do nosso negócio no domínio da eletrônica de potência no mercado de veículos comerciais eletrificados”, disse Stefan Demmerle, Presidente e Gerente Geral da BorgWarner PowerDrive Systems.

“Nossa forte presença em engenharia na China nos permite acelerar rapidamente o desenvolvimento de produtos para comercializar tecnologia de inversores altamente eficientes.”

borgwarner-shaanxi-fast-auto-drive-group-joint-venture (1)

O anúncio reforça a posição da BorgWarner na China, o mercado maior mercado automotivo do mundo e também líder na transição para a mobilidade elétrica. 

 “Com a eletrificação, a conectividade, a condução autônoma e a mobilidade compartilhada transformando a indústria automotiva na China, a taxa de penetração do CV no novo setor energético está crescendo rapidamente. A joint venture aumentará o valor do nosso cliente, fornecendo produtos de inversores e soluções de propulsão de última geração no mercado de veículos comerciais” disse Xuyao Ma, presidente do Grupo FAST.

Após a assinatura do acordo, o mesmo será submetido a aprovação regulatória das autoridades chinesas, com expectativa de concretizar formalmente a joint venture no primeiro trimestre de 2024. 

Atuando em várias frentes na transição energética, a BorgWarner anunciou recentemente o início da exportação dos módulos de gerenciamento de baterias (BMS) desenvolvidos no Brasil para outras unidades globais da empresa. 

Por conta desse novo passo será aberta uma segunda linha de montagem de baterias na unidade de Piracicaba (SP), com uma ampliação do volume em cerca de 3 vezes - capacidade de até 5.000 sistemas de baterias.