BMW: fábrica principal produzirá apenas carros elétricos em 2027
A transição do BMW Série 3 para a plataforma elétrica Neue Klasse ocorrerá com a fábrica em funcionamento
A BMW está realmente levando a sério seu cronograma de transição para a mobilidade elétrica. A partir de 2026, sua fábrica principal em Munique, Alemanha, começará a produzir o inédito sedã na nova plataforma Neue Klasse e apenas um ano depois transformará a linha exclusivamente para veículos elétricos.
De acordo com o comunicado, a marca alemã investiu 650 milhões de euros para produzir apenas veículos elétricos em sua matriz. Isso tem um significado muito importante considerando o que a unidade de Munique representa para a BMW e todo o seu histórico.
"Só no ano passado, seis modelos totalmente elétricos entraram em contato produção. Ao mesmo tempo, também batemos um recorde de produção, provando que somos simultaneamente capazes de entregar e moldar o futuro em nossa rede de produção." diz Milan Nedeljković, Membro do Conselho de Administração da BMW AG, Produção.
Galeria: BMW: história da fábrica de Munique
Falando de transição para a eletrificação, em 2015 os primeiros exemplares do BMW Série 3 híbridos plug-in foram fabricados na mesma linha de produção que veículos de combustão em Munique. Em 2021, o BMW i4 se tornou o primeiro totalmente elétrico veículo a ser produzido na mesma linha de produção. Atualmente, cada segundo veículo que sai da linha de produção tem propulsão totalmente elétrica.
Pelo cronograma, a partir de 2026 a produção da Neue Klasse nesta fábrica será inicialmente executada paralelamente à produção dos modelos atuais. Logo depois, em 2027 a fábrica-mãe do BMW Group será a primeiro local existente na rede global de produção para fabricação veículos exclusivamente elétricos, completamente convertida. Assim, a era dos veículos com motores de combustão em Munique chegará ao fim 75 anos após o lançamento do BMW 501 em 1952.
Os 650 milhões de euros de investimento compreendem quatro edifícios, incluindo uma nova linha de montagem de veículos com áreas de logística e uma nova oficina de carroceria. A atual transformação da fábrica do BMW Group em Munique está ocorrendo enquanto a produção ainda está em andamento. Independentemente da obra, cerca de 1.000 carros saem da linha de produção todos os dias, incluindo as linhas BMW Série 3 e BMW i4 – todos na mesma linha de montagem.
Após o início da nova fábrica em Debrecen, na Hungria, e em Munique, os veículos elétricos baseados na arquitetura Neue Klasse também serão produzidos em Shenyang, na China, e San Luis Potosí no México.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW M: Todos os carros elétricos da divisão esportiva terão 4 motores
Retrocesso: Votação relâmpago na Câmara de SP adia frota elétrica para 2054
BMW anuncia centro de reciclagem de baterias com método sustentável
Stellantis entrega 50 vans elétricas Peugeot e-Expert aos Correios
BMW revoluciona produção com carros que se movem sozinhos na fábrica
Honda: baterias de estado sólido e autonomia de 1.000 km em 2030
Novo BMW iX3 é revelado por completo via imagens de patentes