A Volkswagen está trabalhando em carro elétrico de entrada, pequeno e acessível, que deverá ver a luz do dia como modelo de produção em série antes de 2027, de acordo com a publicação automotiva britânica Autocar.
O carro urbano movido a bateria, que poderia levar o nome ID.1, está programado para ter um preço abaixo de US$ 22.000, sendo posicionado abaixo do próximo hatchback ID.2 da VW, que foi antecipado pelo conceito ID.2all e está definido para custar cerca de US$ 27.500 quando chegar ao mercado europeu na segunda metade da década.
Esta é uma boa notícia para os aspirantes a compradores de carros elétricos no Velho Continente e representa uma mudança saudável no sentido de carros mais baratos e mais simples movidos a bateria, uma vez que nem todo mundo quer, precisa ou pode pagar um veículo elétrico que custa mais de 40 mil dólares.
Quando for lançado, provavelmente em 2026, o chamado ID.1 enfrentará a próxima geração do Renault Twingo, que também estará na mesma faixa de preços, segundo a Renault. Coincidentemente, uma apuração anterior indicava que a Volkswagen está conversando com a sua rival francesa para desenvolver um veículo elétrico urbano pequeno e barato.
Não sabemos se as negociações irão resultar em algo, mas é bom saber que os grandes fabricantes de automóveis, como a Volkswagen, estão voltando sua atenção para veículos elétricos mais econômicos. Pelo menos na Europa.
Com o ID.2 e o ID.1 (nomes não confirmados oficialmente), abaixo dos 27.000 dólares, a Volkswagen pode ter uma dupla competitiva, da mesma forma que a Renault teve sucesso com o hatchback elétrico Zoe antes da Tesla dominar o cenário.
Volkswagen e-Up!
Volkswagen ID.2all concept
Mas o fabricante alemão de automóveis não é um estranho na produção de pequenos carros elétricos. O descontinuado e-Up! foi a sua primeira incursão no segmento e o ID.1 se inspira no seu antecessor, como atesta o chefe de desenvolvimento técnico Kai Grunitz.
"O ID.1 estará próximo do Up no que respeita à utilização desse automóvel", afirmou. "Não há muitas possibilidades de conceber um pequeno veículo para as cidades em termos de aparência. Será um carro que se enquadra no DNA de design e no DNA de funcionalidade da marca Volkswagen, mas a um preço mais baixo".
Dito isto, os potenciais clientes não devem esperar sistemas sofisticados de auxílio à condução e muita tecnologia no interior pelo preço. "É necessário um automóvel que corresponda realmente às exigências do cliente nessa faixa de preço. Não é necessária tecnologia topo de linha nestes automóveis", afirmou Grünitz.
Na era do Up! e do e-Up!, o sistema de informação e entretenimento do automóvel era, na realidade, o smartphone do condutor. Este ficava num suporte especialmente concebido para e conectava-se ao veículo através de Bluetooth para apresentar informações sobre a viagem e reproduzir música pelos alto-falantes. Esta caraterística poderá voltar a aparecer no ID.1, para manter os custos de produção baixos. De acordo com a Autocar, as velocidades de carregamento elevadas também poderão estar fora dos planos.
Mas o que você acha disso? Será que um carro elétrico barato vale a pena se não tiver um carregamento rápido ou um bom sistema multimídia?
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acende sinal de alerta: fechamento de fábricas e amplos cortes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Volkswagen relança Scout com SUV e picape elétricos; veja fotos e detalhes
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Grupo Volkswagen: Fábrica de veículos elétricos corre risco de fechar
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Inovação promete acabar com incêndios em carros elétricos