Apesar de ter uma linha de carros elétricos mais completa nos segmentos acima, a Volkswagen sabe que precisa de opções mais baratas no mercado, posicionadas abaixo do ID.3. O futuro ID.2 já está nos planos, custando cerca de 25 mil euros (R$ 134 mil) e ocupando o espaço que hoje é do Polo. Mas, com a Renault preparando o novo Twingo e a Citroën lançando o e-C3 por 20 mil euros (R$ 107 mil), a marca alemã vai ter que descer um pouco mais o sarrafo. E o plano é a volta do up!

De acordo com a revista britânica Autocar, a Volkswagen está trabalhando em um subcompacto elétrico, que é conhecido até agora como ID.1. A própria fabricante confirmou os planos para este veículo, quando apresentou o ID2all Concept, porém o plano é iniciar a produção nos próximos três anos. A meta é substituir o Up!, que saiu de linha após 12 anos e, que nos últimos anos, era oferecido somente na versão elétrica para a Europa.

Volkswagen e-up! - recarga

O e-Up! era o carro elétrico mais acessível da marca, mas encerrou a produção em 2023

A surpresa da vez é que este modelo pode retomar o uso do nome Up!. A publicação conversou com Kai Grünitz, chefe de desenvolvimento técnico da Volkswagen, que não chegou a confirmar o batismo, mas comparou o modelo com o subcompacto aposentado, dizendo que “será bem parecido no uso”. Batizá-lo como Up! faria sentido, pois a própria Volkswagen já confirmou que Golf, Passat e Tiguan terão novas gerações totalmente elétrica, o que vai fazer com que a empresa comecesse a se afastar da linha ID.

O novo Up! seria capaz de atingir um público mais amplo por ter um preço mais acessível, o que resolveria uma das grandes críticas sobre a adoção dos carros elétricos: o custo para adquirir um. “Você precisa ter um carro menor que é mais acessível para uma base de clientes mais ampla. É por isso que estamos indo para os 25 mil euros para o ID2all e estamos investidos na fase de desenvolvimento de um veículo abaixo dos 20 mil euros – esta é a Volkswagen”, disse o executivo.

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O Volkswagen ID.2all será lançado primeiro, como uma opção no segmento do Polo

Será um desenvolvimento mais longo por ter que utilizar uma plataforma específica, ao invés de adotar a MEB Entry do ID.2, por conta não só do tamanho, mas também para ter um foco ainda maior na redução de custos. Espera-se que não tenha o mesmo nível de funções de conectividade e condução autônoma vistos nos outros modelos elétricos da empresa. Grünitz até mesmo levanta a possibilidade de repetir algo que o Up! já fez: usar o smartphone no lugar de uma central multimídia. 

Volkswagen ID.1

Volkswagen ID.1: projeção Motor1.com

Outras concessões serão feitas na parte elétrica. A Volkswagen não irá equipá-lo para que possa usar estações de recarga rápidas de 200 kW, nem mesmo uma bateria muito grande, pois a ideia é que seja usado somente na cidade, e não para viajar. O e-Up! tinha uma autonomia elétrica de 259 km, então é possível que a fabricante mire em um alcance semelhante para o novo subcompacto.

Galeria: Volkswagen e-up! 2020