Dos 9 milhões de carros elétricos vendidos em todo o mundo em 2023, 5,1 milhões acabaram na República Popular da China. Com uma participação de mercado de 57%, o gigante asiático é, de longe, o maior mercado de carros elétricos do mundo. A Europa vem em segundo lugar, com cerca de dois milhões de BEVs, e os EUA em terceiro, com cerca de 1,2 milhão de unidades.
Embora os EUA estejam ficando para trás em termos de números de unidades, o crescimento foi mais forte lá, com um aumento de 50% em comparação com 2022. Na Europa, o mercado de veículos elétricos a bateria cresceu 27% e na China, 21%. Isso está de acordo com uma análise do Center of Automotive Management (CAM).
A participação de mercado dos veículos elétricos a bateria (BEVs) no mercado geral da China subiu de 20,7% para 23,7%. Em comparação, a participação dos BEVs na Europa foi de 14,6%, na Alemanha, 18% e na Noruega, quase inacreditáveis 82%. Os EUA estão muito atrás, com uma participação de BEV de menos de 8%.
Dez empresas são responsáveis por mais de 80% dos carros elétricos vendidos em todo o mundo. A Tesla, a BYD e o Grupo VW já são responsáveis por quase metade (46%) de todos os novos emplacamentos.
A Tesla foi a número um com 1,8 milhão de vendas, a BYD veio em seguida com 1,6 milhão (+73%) e o Grupo VW ficou em terceiro lugar pela primeira vez com 770.000 unidades (+35%). O Grupo VW ultrapassou o Grupo chinês SAIC, que, incluindo sua participação majoritária na joint venture SAIC-GM-Wuling, atingiu apenas cerca de 700.000 BEVs. O declínio das vendas do outrora popular Wuling Hongguang Mini EV não pôde ser compensado por novos modelos e marcas.
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A Geely, juntamente com a Volvo e a Polestar, aumentou suas vendas de carros elétricos em 34%, para um número estimado de 510.000 unidades, colocando-a em 5º lugar, seguida pela GAC Aion, a marca elétrica do Grupo GAC chinês, que cresceu incríveis 77%, a Hyundai em 7º lugar, a BMW em 8º lugar, a Stellantis em 9º lugar e o Grupo Mercedes-Benz em 10º lugar. As marcas premium alemãs BMW e Mercedes-Benz Group aumentaram mais de 70% em 2023.
Para 2024, o CAM espera vendas globais de cerca de 11 milhões de carros elétricos, o que corresponde a um aumento de mais de 20%. Isso significaria que o mercado global de VEBs dificilmente teria um desempenho pior do que em 2023, quando cresceu 29%. Espera-se que o crescimento venha da China, tanto do mercado chinês quanto das marcas chinesas, que estão se expandindo cada vez mais para o exterior.
Stefan Bratzel, diretor do estudo: "A BYD e a Tesla, em particular, estão se beneficiando cada vez mais das economias de escala e de sua posição de custo muito boa em comparação com a concorrência." Isso é particularmente importante devido à iminente guerra de preços. Para os fabricantes alemães, que ainda estão expandindo sua linha de modelos, esse é um grande desafio. Marcas recém-chegadas, como Nio, Xiaopeng, Li Auto ou Hozon, podem enfrentar uma onda de insolvências devido às altas taxas de juros sobre o capital e à concorrência acirrada.
O mercado global de carros elétricos cresceu em 2023 e a previsão é de que continue em um ritmo semelhante em 2024. O crescimento ainda está sendo impulsionado pela China, onde as vendas não estão mais crescendo tão fortemente quanto no mercado retardatário dos EUA, mas os números continuam incrivelmente altos.
Fonte: CAM (per E-Mail)
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