O mês de novembro trouxe um recorde espetacular de mais de 1 milhão de vendas gerais de veículos de energia nova (NEV) na China pela primeira vez na história.

O termo NEV inclui todos os tipos de veículos (automóveis e veículos comerciais), inclusive veículos elétricos a bateria (BEV), veículos híbridos plug-in (PHEV) e veículos com célula de combustível de hidrogênio (FCEV), embora os FCEVs sejam marginais (apenas cerca de 1.000 unidades ou 0,1% do volume de NEVs), o que nos permite tratar os números de NEVs chineses basicamente como plug-ins. O termo "gerais", por outro lado, significa que estamos falando sobre o total de vendas no varejo na China mais as exportações.

BYD Seagull - producao (4)

Os dados da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis (CAAM) (via CnEVPost) indicam um total de 1.026.000 vendas de NEV em novembro de 2023, o que representa 30% a mais do que há um ano. Desse total, 929.000 foram vendidos localmente e 97.000 foram exportados.

Em comparação com o total de vendas gerais de 2.970.000 (aumento de 27,4% em relação ao ano anterior), a participação dos NEVs foi de 34,5%.

Um dos aspectos mais surpreendentes é que os veículos totalmente elétricos representam quase um quarto do volume total, ultrapassando 700.000 unidades em novembro. Por outro lado, a taxa de crescimento dos BEVs foi relativamente lenta em comparação com o mercado geral e com os PHEVs, que quase dobraram para 323.000.

Vendas gerais de NEVs na China em novembro de 2023 (variação anual):

  • Total de NEVs: 1.026.000 (aumento de 30%) e 34,5% participação
    BEVs: 702.000 (aumento de 13,5%) e 23,6% de participação 
    PHEVs: 323.000 (aumento de 89,5%) e 10,9% de participação
    FCEVs: 1.000 (aumento de 76,3%) e 0,03% de participação
  • NEVs na China: 929.000 (aumento de 33,9%)
  • NEVs para exportação: 97.000 (aumento de 1,6%)
Tesla Giga Xangai - Assembleia Geral Modelo Y (relatório Tesla Q4 2020)

Outro aspecto importante é que a BYD, com mais de 301.000 unidades em novembro, basicamente controla 30% de todo o mercado de NEVs.

Os números do acumulado do ano também são bastante impressionantes, já que os plug-ins representam mais de 30% do total de 26.889.000 vendas no atacado:

Vendas gerais de NEVs na China de janeiro a novembro de 2023 (variação anual):

  • Total de NEVs: 8.304.000 (aumento de 36,7%) e participação de 30,8%
    BEVs: 5.860.000 (aumento de 23,6%) e participação de 21,8%
    PHEVs: 2.439.000 (aumento de 83,5%) e participação de 9,1%
    FCEVs: cerca de 5.000 e participação de 0,02%
  • NEVs na China: 7.212.000 (aumento de 31,7%)
  • NEVs para exportação: 1.091.000 (aumento de 83,5%), incluindo mais de 325.000 Teslas e mais de 206.000 BYDs

As exportações de NEVs representam uma parte crescente do total das exportações automotivas chinesas. Até agora, em 2023, quase um quarto de todos os veículos exportados eram recarregáveis (1,09 milhão de um total de 4,41 milhões).

Parece que, depois de um outubro recorde, logo ouviremos falar de um novembro recorde de registros de novos carros elétricos plug-in na China.

A perspectiva para o futuro também é muito positiva, pois a produção de NEVs em novembro se aproximou de 1,1 milhão (1.074.000 para ser mais preciso), portanto, temos uma indicação clara de que dezembro será muito forte.