O excesso de carros elétricos nas ruas pode ameaçar a estabilidade energética de um país? A resposta é: depende, acima de tudo, de quão bem a nação já está suficientemente provida de fontes de energia confiáveis.

Para explicar a questão, a BloombergNEF relatou em uma análise que, em 2023, os carros elétricos na China consumiram a mesma quantidade de eletricidade em estações de carregamento públicas quanto toda a Irlanda.

São 35 TWh, valor que pode subir para 52 TWh em 2024, superando a demanda de energia da Grécia. O número surpreende, mas ainda é totalmente normal quando comparado à produção total do país. Vejamos porquê.

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Dúvidas desnecessárias

De acordo com os pesquisadores, existem 20 milhões de veículos totalmente elétricos ou híbridos plug-in nas ruas da China hoje; um valor bastante elevado que levou o país a instalar cerca de 890 mil novos postos de carregamento públicos só em 2023.

Mas por que esse grande aumento de carros com emissão zero e pontos de recarga não impactou a eficiência energética do país? A resposta, segundo especialistas, está no fato de que os veículos elétricos não consomem muito ao carregar, especialmente em comparação com o que usinas de energia, incluindo renováveis, já são capazes de gerar hoje.

Os pesquisadores compararam o estado americano da Califórnia, que tem uma porcentagem maior de carros com emissão zero do que qualquer outro estado dos EUA.

Fábrica da BYD - China

Novamente, apesar da alta presença, os carros elétricos sendo carregados representam menos de 1% da demanda de energia nos horários de pico, de acordo com estatísticas da Comissão de Energia da Califórnia. Até 2030, de acordo com a agência, os 5,7 milhões de carros e caminhões elétricos nas estradas do Golden State devem representar apenas 4% das cargas de pico.

Mais carros, mais energia

Há também outro aspecto a considerar, claramente o fato de, à medida que a presença de carros e caminhões com emissões zero nas estradas aumenta, os sistemas de energia renovável, como parques eólicos ou fotovoltaicos, também estão constantemente crescendo. 

Se, portanto, é verdade que a quantidade de eletricidade necessária para a frota circulante aumentará dramaticamente nos próximos anos, também é verdade que, juntos, a disponibilidade de elétrons também aumentará, não mais obtida apenas das fontes do passado, mas cada vez mais limpas. 

Os pesquisadores da BNEF afirmaram em sua análise:

"Há discussões em toda a indústria sobre o impacto dos veículos elétricos nos sistemas elétricos. Dados na China, no entanto, mostram que a eletricidade distribuída por carregadores públicos já está em níveis significativos, mas não levou a falhas generalizadas do sistema elétrico."