A China é o maior mercado mundial de veículos elétricos e, não surpreendentemente, tem o maior número de estações de carregamento do mundo.

De acordo com o China Electric Vehicle Charging Infrastructure Promotion Alliance (EVCIPA) (via Gasgoo), a partir do final de setembro de 2021, havia 2,223 milhões de pontos de carregamento individuais no país asiático. Trata-se de um aumento de 56,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

No entanto, este é o número total, que consiste em mais de 1 milhão de pontos acessíveis ao público, e um número ainda maior de quase 1,2 milhão de eletropostos privados (a maioria para frotas, acreditamos).

  • pontos acessíveis ao público: 1.044 milhões (+237.000 no 1º trimestre)
  • pontos privados: 1,179 milhões (+305.000 no 1º trimestre)
  • total: 2,223 milhões (+542.000 no 1º trimestre)
tesla china recarga

Entre outubro de 2020 e setembro de 2021, a China instalou, em média, cerca de 36.500 novos pontos de carregamento público por mês. São números enormes, mas vale lembrar que cerca de 2 milhões de veículos de passageiros eletrificados (elétricos e híbridos plug-in) foram vendidos nos primeiros nove meses, e no fechamento do ano as vendas devem ultrapassar 3 milhões de unidades.

Um fato interessante é que entre os pontos acessíveis ao público, há uma proporção muito alta de pontos de carregamento DC:

  • DC: 428.000
  • AC: 616.000
tesla-superchargers-production-in-china---february-3-2021

Outra estatística interessante é o número de 69.400 estações de carregamento (locais de recarga), o que indica que, em média, há 32 pontos por uma estação (assumindo 2,2 milhões no total).

Nove operadores tinham pelo menos 1.000 estações - incluindo:

  • TELD - 16.232
  • State Grid - 16.036
  • Carga estelar - 8.348

Como referência, o número de estações de troca de bateria (também as maiores do mundo) foi de 890, incluindo:

  • NIO - 417
  • Aulton - 366
  • Hangzhou First Technology - 107

Isso nos dá uma prévia da situação da infraestrutura na China. Sem dúvida, a Europa fica para trás, e os EUA ainda mais. Por outro lado, devemos lembrar que, na China, a infraestrutura de recarga é uma necessidade, devido à baixa proporção de residências individuais e vagas de estacionamento privado.