A plataforma de 800 volts da BMW, batizada de Neue Klasse será lançada em 2025; estão planejados nada menos que seis novos modelos, que serão lançados nos próximos 24 meses. Também já se sabia que um sedã médio e um SUV médio seriam os primeiros a chegar. Agora há mais detalhes.
A nova arquitetura elétrica foi projetada para abranger toda a linha de modelos da BMW, ou seja, carros de porte compacto (como o Série 2 e o Série 2 Active Tourer) até os luxuosos sedãs grandes, como o BMW i7. A produção do BMW iX3 começará no final de 2025 na nova fábrica da BMW em Debrecen, Hungria, de acordo com a Automobilwoche. O novo modelo já foi flagrado em testes. O atual BMW iX3, que só chegou ao mercado em 2021, poderia continuar sendo fabricado em paralelo num primeiro momento.
MW Vision New Class de 2023: Estudo do novo sedã de tamanho médio
Isso será seguido em 2026 por um sedã de tamanho médio, que inicialmente sairá da linha de produção na fábrica principal em Munique, mas também no México e na China um pouco mais tarde. Uma versão com distância entre eixos longa do iX3 também será fabricada na China, presumivelmente para o mercado local, onde o proprietário do carro geralmente anda de passageiro.
Semelhante aos modelos a combustão, onde o X3 é um SUV convencional e o X4 é um SUV cupê, também está planejado um BMW iX4, que também poderá ser lançado em 2026. A versão Touring do sedã de tamanho médio, ou seja, a perua, não será lançada antes de 2027. O sexto modelo é um SUV compacto aos moldes do BMW iX1. Embora o modelo atual tenha sido lançado apenas no final de 2022, espera-se que ele seja substituído em 2027, de acordo com a publicação.
É provável que a BMW também introduza novos nomes de modelos junto à plataforma Neue Klasse. O novo sedã elétrico não será chamado simplesmente de BMW i3 e receberá a respectiva designação de motorização (como eDrive20 ou xDrive40). Em vez disso, a motorização será integrada ao nome do modelo; os sedãs serão chamados de BMW i320 ou i330, e os SUVs serão chamados de iX320 ou iX330.
Os motores de combustão da próxima geração do Série 3 continuarão sendo chamados de BMW 320 e 330, sem uma designação adicional para o tipo de motor. Até agora, os motores a gasolina eram chamados de 318i, enquanto os motores a diesel eram chamados de BMW 320d, por exemplo.
No que diz respeito à tecnologia da Neue Klasse, sabe-se que os carros podem ser carregados muito rapidamente graças à arquitetura elétrica de 800 volts . Isso significa que a bateria pode ser carregada de 0 a 95% em cerca de 12 minutos se você encontrar um carregador rápido de corrente contínua. Em comparação, o Hyundai Ioniq 5, atualmente um dos carros elétricos com carregamento mais rápido, leva 18 minutos para atingir 10-80%.
As novas células de bateria da BMW são cilíndricas e têm um diâmetro de 46 mm, como as novas células da Tesla.
Há suporte para baterias entre 75 e 150 kWh de capacidade, embora a BMW não queira atingir o máximo tecnicamente possível. As baterias não consistem mais em células prismáticas (ou seja, quadradas ou retangulares) como antes, mas em células cilíndricas no formato 4695 com um diâmetro de 46 mm e uma altura de 95 mm para carros de passeio e 46120 para SUVs.
As células são instaladas no conjunto de baterias por meio de módulos, que são inseridos na carroceria por baixo, o que a BMW chama de carroceria pack-to-open. Aparentemente, não há mais um painel da carroceria sob a bateria para protegê-la de danos. Isso aumenta a densidade de energia e permite carrocerias mais baixas.
Os motores elétricos utilizarão componentes da sexta geração do BMW eDrive. Como antes, serão usadas unidades síncronas excitadas por corrente (SSM), ou seja, motores de indução sem ímãs permanentes. A potência estimada para os novos propulsores podem variar entre 200 kW a 1.000 kW e modelos esportivos com quatro motores aparentemente também estão planejados.
Até o momento, o Porsche Taycan e os carros elétricos do Grupo Hyundai são alguns dos poucos elétricos do mundo que possuem a tecnologia de 800 volts, mas isso mudará significativamente nos próximos anos. Os primeiros veículos com a plataforma PPE da Audi e da Porsche serão lançados em 2024, seguidos pelas novas plataformas da BMW, Mercedes (MMA e MB.EA) e Stellantis (STLA Large) em 2025. Também a partir de 2025, a BMW provavelmente converterá gradualmente toda a sua linha de modelos para utilizar a plataforma Neue Klasse.
Fonte: Automobilwoche (Paywall)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW iX3 é revelado por completo via imagens de patentes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BMW, Ford e Honda: joint venture e software para otimizar as recargas
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Teste BMW iX2 xDrive30: SUV cupê elétrico ousa no visual e cativa ao volante
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BMW anuncia lançamento de seu primeiro carro a hidrogênio para 2028