Na semana passada, a Jeep apresentou o Wagoneer S - mas agora o SUV elétrico apereceu por completo em imagens oficiais. As contas de mídia social da montadora publicaram acidentalmente fotos do primeiro veículo elétrico destinado aos EUA. Elas foram retiradas do ar pouco tempo depois, mas alguém agiu rápido e baixou as imagens do Facebook antes que elas desaparecessem.
O pessoal da Mopar Insiders conseguiu imagens que mostram o SUV elétrico Wagoneer S na versão de produção. Ele se parece com a imagem do mesmo conceito de 2022 (foto abaixo) e ousamos dizer que tem fortes influências do Range Rover Velar.
A Jeep venderá o Wagoneer S apenas como um veículo elétrico, com os EUA recebendo o elegante SUV de emissão zero neste semestre. No entanto, ele não será exclusivo da América do Norte. Nos EUA, ele ficará ao lado do Wagoneer e do Grand Wagoneer movidos a gasolina, ambos oferecidos opcionalmente com uma distância entre eixos maior.
O Wagoneer S 2025 será vendido com tração integral de série, o que significa que terá motor elétrico duplo. Com uma potência combinada confirmada de 600 cavalos e o que podemos supor que será uma quantidade abundante de torque instantâneo, o SUV silencioso atingirá os 100 km/h em apenas 3,5 segundos.
Há alguns dias, a Stellantis, empresa controladora da Jeep, divulgou detalhes abrangentes de sua nova plataforma STLA Large Platform. A lógica nos diz que o Wagoneer S vai usar essa arquitetura, especialmente porque a empresa afirma que os primeiros modelos devem ser lançados em 2024. De fato, a empresa diz explicitamente que a Jeep e a Dodge liderarão o caminho e que esses modelos iniciais serão lançados primeiro na América do Norte. Oito veículos elétricos de cinco marcas estão programados para chegar ao mercado até 2026.
A STLA Large foi projetada em configurações de 400 e 800 volts com pacotes de baterias que variam em capacidade de 85 a 118 kWh. Os sedãs terão até 800 km de alcance, mas como os SUVs são inerentemente mais pesados, a eficiência provavelmente será menor no caso do Wagoneer S. Os veículos sustentados por essa plataforma terão aproximadamente 4,76 a 5,13 metros de comprimento, 1,90 a 2,03 metros de largura e uma distância entre eixos de 2,87 a 3,07 metros.
Espera-se que o SUV elétrico da Jeep fique ainda mais rápido, já que a Stellantis promete um "desempenho do sistema de propulsão" aprimorado, cortesia das atualizações over-the-air. Embora o Wagoneer S seja exclusivamente elétricos, a plataforma STLA Large, destinada a modelos dos segmentos D e E, também será compatível com motores a combustão e trens de força híbridos.
Fonte: Mopar Insiders
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Jeep Compass terá tração integral somente na versão elétrica
Ford Puma Gen-E com 376 km de autonomia é revelado em fotos oficiais
Jeep estuda híbridos tradicionais como alternativa aos plug-ins e elétricos
Jaguar Type 00: O audacioso retorno elétrico da marca icônica
Jeep Wagoneer S de 600 cv enfrenta Tesla Model Y em desafio de aceleração
Veja como os elétricos e híbridos plug-in estão mudando o mercado no Brasil
Novo Jeep Wagoneer S 2024 elétrico é revelado em primeiras fotos oficiais