O Tesla Model 2 entrará em produção em cerca de um ano. Elon Musk entrou em contato com os fornecedores para explicar-lhes que o novo modelo está planejado para meados de 2025. O menor carro da Tesla custará cerca de 25.000 euros (R$ 133.812 na conversão direta) e é conhecido pelo codinome Redwood.
Isso foi relatado pela agência de notícias Reuters, que foi contatada por pessoas ligadas ao projeto da Tesla. As fontes, que permanecem anônimas por enquanto, também informaram que o Model 2 não será um sedã ou um hatchback, como especulado inicialmente, mas sim que terá um formato de SUV compacto.
A Tesla vem trabalhando na nova plataforma há algum tempo, e é sobre ela que a empresa criará uma série de novos modelos. Além do Model 2, isso incluirá o Robotaxi (um modelo totalmente autônomo usado para transporte de passageiros) e, provavelmente, as novas gerações de alguns veículos.
O impulso em direção ao futuro parece ter ganhado força nos últimos meses e, de acordo com alguns analistas, a causa desse desejo de renovar e expandir a gama pode ser encontrada na BYD. Mais precisamente, no fato de que a empresa chinesa, impulsionada por uma taxa de crescimento muito alta, conseguiu ultrapassar a Tesla nas vendas de carros elétricos no quarto trimestre de 2023 e parece destinada a se estabelecer como a marca de emissão zero mais vendida em 2024.
Voltando aos rumores sobre o projeto Redwood, a Tesla teria enviado a seus fornecedores uma solicitação de cotações para uma produção de 10.000 veículos por semana. Isso equivaleria a cerca de meio milhão de carros por ano.
A empresa não quis comentar no momento, mas os investidores estão acompanhando os acontecimentos com grande interesse. Esse carro de 25.000 euros permitiria que a Tesla atacasse novos segmentos de mercado (atualmente o carro mais barato da lista, o Model 3 RWD, custa 42.490 euros, ou R$ 227.427) e acelerasse o crescimento.
Elon Musk, de fato, havia prometido uma taxa de expansão de cerca de 50%, mas, pelo menos no último ano, não foi além de 21%.
Para chegar neste preço, a Tesla estaria trabalhando em novas baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) conhecida como bateria 4680. Apontada como revolucionária, ela mede 46 milímetros de diâmetro por 80 mm de altura (por isso o nome 4680), o que permite que guarde mais energia e lide melhor com o calor, com uma promessa de entregar até 16% mais autonomia com a mesma capacidade em kWh. O ponto mais importante é que o custo de produção seria reduzido quase pela metade em relação às baterias atuais.
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