Honda está trabalhando em um carro esportivo elétrico
CEO da fabricante confirma desenvolvimento do esportivo como o principal modelo da nova linha
A Honda embarcou em sua nova estratégia de EV no início deste mês na CES. A fabricante japonesa apresentou dois conceitos elétricos, que ofereceram um vislumbre da nova linguagem de design da Honda e forneceram uma visão da filosofia de engenharia em evolução da empresa. Mas, ao que parece, há ainda mais coisas acontecendo por trás das cortinas, já que um carro esportivo de produção movido a bateria também está em desenvolvimento.
O CEO Toshihiro Mibe revelou o empreendimento da Honda na pesquisa de carros esportivos para a era dos veículos elétricos. Mibe revelou que, no centro R&D, já está em andamento o trabalho em uma máquina de desempenho que será uma parte essencial da linha de carros elétricos da Série 0, prevista para chegar ao mercado a partir de 2026.
Galeria: Conceitos elétricos da Honda na CES 2024
Embora os detalhes sobre a versão de produção do primeiro carro esportivo elétrico da Honda não tenham sido divulgados, Mibe confirmou que o progresso do desenvolvimento está "em andamento constante". O carro esportivo está pronto para servir como o modelo principal da Série 0, incorporando inovações técnicas voltadas para maximizar o espaço interno, reduzir o peso da bateria e aumentar a eficiência - tudo isso enquanto enfatiza a "alegria de dirigir" com um forte foco no envolvimento do motorista.
Alinhado com a filosofia de design do conceito da Série 0 revelado anteriormente na CES, o carro esportivo terá um perfil baixo e voltado para a cabine. O design do cockpit será minimalista, com foco principal na eliminação de distrações. A bateria será significativamente mais fina do que as encontradas nos EVs atuais da Honda, e a propulsão será facilitada por unidades de acionamento de eixo eletrônico, integrando motores, inversores e caixas de câmbio em uma unidade compacta para otimizar o espaço interno.
Galeria: Honda Prelude Concept
Em uma entrevista com a Autocar, Mibe também destacou que um EV esportivo da Honda terá um "sabor completamente diferente" de qualquer carro de desempenho lançado pela empresa anteriormente. Isso enfatiza o aspecto central do programa R&D, que se concentra na criação de um caráter distinto que garante o verdadeiro envolvimento dos motoristas. A Honda também está realizando uma análise completa do atual mercado de carros esportivos elétricos, sem citar explicitamente os concorrentes.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda: baterias de estado sólido e autonomia de 1.000 km em 2030
Retrocesso: Votação relâmpago na Câmara de SP adia frota elétrica para 2054
Honda: conhecemos a nova plataforma de carros elétricos da marca
Stellantis entrega 50 vans elétricas Peugeot e-Expert aos Correios
BMW, Ford e Honda: joint venture e software para otimizar as recargas
Stellantis e CATL fecham parceria histórica para gigafábrica de baterias
Honda diz que não se pode "forçar" os clientes a comprarem carros elétricos