Em um mercado em que cada vez mais carros elétricos estão usando baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), a Nissan decidiu fabricar suas próprias baterias. O objetivo é claro: ser mais independente em uma tecnologia que lhe permitiria reduzir os preços de seus carros com emissão zero em até 20-30%.

Em resumo, a Nissan quer se tornar uma concorrente direta da BYD. A empresa chinesa, que começou como fabricante de baterias, também está usando a vantagem de fazer tudo internamente para alimentar o crescimento que provavelmente a levará a se tornar a principal fabricante de carros elétricos do mundo em 2024, superando até mesmo a Tesla.

BYD superou a Nissan em vendas

Falando em ultrapassar e observando os números de 2023, a BYD ultrapassou a Nissan em vendas gerais (não apenas de elétricos, mas de todos os modelos em geral). A empresa japonesa não aceitou bem esse fato e, portanto, está partindo para o contra-ataque. Ela está fazendo exatamente isso com planos de construir suas próprias baterias LFP em sua fábrica de Yokohama.

Nissan Ariya (2023)

O Nissan Ariya, um novo conceito elétrico que compartilha a base com o Renault Megane elétrico

De acordo com relatos da mídia japonesa Nikkei, a Nissan estará pronta para comercializar carros elétricos equipados com suas baterias de lítio-ferro-fosfato em 2026, que inicialmente serão usadas em modelos reservados para mercados emergentes, mas a intenção é expandir essa solução técnica globalmente.

Uma bateria nas mãos dos chineses

De acordo com os dados relatados pela China Automotive Battery Industry Innovation Alliance, as baterias LFP são produzidas principalmente por empresas chinesas. A BYD domina o mercado com uma participação de 41,1% e a CATL vem logo atrás com 33,9%.

  • BYD: 41,1%
  • CATL: 33,9%
Batteria BYD Blade

Bateria Blade da BYD

A BYD, é claro, além de usar baterias LFP em seus próprios veículos, também as vende para outros fabricantes e foi assim que alcançou os resultados monstruosos mencionados acima. Sua Blade Battery agrada a muitos e seduziu até mesmo a Mercedes e a Tesla, sua principal concorrente na frente de emissão zero, mas parceira nesse produto em particular.

Ainda não se sabe se as baterias LFP da Nissan serão vendidas a outros fabricantes ou se serão exclusivamente para "uso interno". Conhecendo o relacionamento privilegiado com a Renault e a Mitsubishi por meio do que é comumente conhecido como Grand Alliance, é provável que, pelo menos com esses outros grupos, haja compartilhamento, mas é muito cedo para dizer como e quando isso acontecerá.

Galeria: Nissan Ariya - teste