Esta foi uma semana muito movimentada para o pessoal da Gogoro. Além de lançar seu modelo mais voltado para o desempenho até o momento, o Pulse, a inovadora empresa taiwanesa de mobilidade elétrica anunciou mais uma importante iniciativa de expansão. Por meio de uma parceria com a empresa de energia latino-americana Copec, a Gogoro está pronta para lançar sua tecnologia de troca de baterias e Smartscooters no Chile e na Colômbia no segundo trimestre de 2024.

A Copec, uma empresa estabelecida de energia e varejo com sede no Chile, opera mais de 3.000 postos de serviço e lojas de varejo em toda a região. Com a crescente demanda por mobilidade elétrica em todo o mundo, é uma boa oportunidade para a empresa de energia estabelecida adotar tecnologias modernas e adotar uma abordagem à prova de futuro em relação à mobilidade. Atualmente, a Copec tem a maior rede de recarga para veículos elétricos da América do Sul.

Gogoro mostra suas scooters elétricas no Seoul Mobility Show 2023

A tecnologia de troca de baterias da Gogoro facilita a obtenção de baterias recém-carregadas e a partida em segundos. 

No comunicado oficial da Gogoro, o fundador e CEO da empresa, Horace Luke, explicou que a parceria da Gogoro com a Copec faz parte de sua visão de transformar o transporte urbano. "Nossa parceria com a Copec, uma importante empresa latino-americana de energia, é um marco importante em nossa missão de transformar o transporte urbano em todo o mundo. Juntos, forneceremos um caminho acessível para que tanto os consumidores quanto os entregadores adotem a mobilidade urbana sustentável e desempenhem um papel fundamental no combate às mudanças climáticas e em tornar o mundo melhor para todos."

O Chile e a Colômbia abrigam um próspero setor de entregas de última milha, com muitas pessoas que ganham a vida andando de scooter e motocicleta pela cidade, realizando entregas de alimentos, produtos e encomendas. É exatamente com essa finalidade que as Smartscooters da Gogoro foram tão bem recebidas em outras partes do mundo.

Por sua vez, os veículos usados para entregas de última milha não devem ser apenas eficientes, mas também robustos, confiáveis e de manutenção econômica. "Em média, os entregadores de última milha percorrem uma distância seis vezes maior do que os consumidores, portanto, permitir que esses entregadores adotem um transporte elétrico inteligente e sustentável pode ter um impacto acelerado nas cidades", explicou Luke.

Quanto à Copec, ela espera adotar a tecnologia da Gogoro, já que ela também marca a primeira incursão da empresa no mercado de veículos elétricos de duas rodas. Dada a popularidade dos veículos de duas rodas na América Latina, a Copec poderá estender seu alcance a um público muito maior graças à tecnologia de troca de baterias e às Smartscooters da Gogoro. No mesmo comunicado à imprensa, Arturo Natho, CEO da Copec, declarou: "A implementação do sistema de troca de baterias da Gogoro no Chile e na Colômbia é a nossa primeira entrada na mobilidade elétrica de duas rodas, o que significa que a mobilidade sustentável chegará a muitos outros segmentos da população."

O enorme sucesso da Gogoro em Taiwan é o que Horace Luke prevê para cada um dos países em que a empresa entra. Em seu país de origem, a robusta rede da Gogoro suporta cerca de 600.000 usuários e tem mais de 1,3 milhão de baterias inteligentes em circulação. Tudo isso é distribuído em uma rede que compreende 12.000 estações de troca de baterias em mais de 2.500 locais. De acordo com a empresa, desde o lançamento da infraestrutura em 2015, ela economizou mais de 900.000 toneladas de CO2.