As peruas elétricas ainda são uma espécie rara, mesmo na Europa, onde o público ainda gosta das station wagons. Como a VW ID.7 Tourer ainda não foi revelada, a MG5 Electric, a Nio ET5 Touring e a Porsche Taycan Sport/Cross Turismo são os únicos modelos em que podemos pensar. Mas agora a BMW i5 Touring está vindo aí. A fabricante está finalmente mostrando o veículo sem camuflagem e revelando preços e especificações para o Velho Continente.
Com um preço base de 72.200 euros (R$ 384.737), a versão esticada do BMW i5 é exatamente 2.000 euros mais cara do que a variante sedã. As dimensões são surpreendentemente idênticas: 5,06 metros de comprimento, 1,90 m de largura e 1,52 m de altura. Mas os clientes em potencial provavelmente ficarão particularmente curiosos com os dados do porta-malas: A i5 Touring comporta de 570 a 1.700 litros. O sedã tem 490 litros de capacidade.
As fotos também oferecem algo novo. Achamos surpreendente a traseira arredondada da station wagon:
Não há surpresas no que diz respeito ao motor e à bateria. São oferecidas as mesmas versões do sedã: uma com tração traseira de 340 cv/250 kW (eDrive40) e a M60, uma com tração integral de 601 cv/442 kW. A versão com tração integral com 394 cv/290 kW (xDrive40) , que foi recentemente adicionada à linha do sedã, deverá ser lançada em breve. Todas as variantes têm a mesma bateria de 81 kWh para uma autonomia de cerca de 500 quilômetros.
BMW i5 eDrive 40 Touring | BMW i5 M60 xDrive Touring | |
Motorização | 340 cv/250 kW, 43,8 kgfm tração traseira | AWD 601 cv/442 kW, 83,6 kgfm, tração integral |
0-100 km/h / velocidade máxima | 6,1 s / 193 km/h | 3,9 s / 230 km/h |
Consumo de energia WLTP | 16,5-19,3 kWh/100 km | 18,3-20,8 kWh/100 km |
Bateria / alcance WLTP | 81 kWh líquido / 483-560 km | 81 kWh líquido / 445-506 km |
Máx. Potência de carregamento AC/DC | 11/205 kW | |
Tempo mínimo de carregamento DC | 30 min (10-80%) | |
Preço do carregamento | 72.200 euros | 101.500 euros |
Enquanto o sedã pode percorrer 579 km na melhor das hipóteses, é possível andar até 560 km com a versão perua. Naturalmente, o consumo também é um pouco mais alto: o i5 requer pelo menos 16 kWh, e a i5 Touring, pelo menos 16,5 kWh.
A MG5 Electric é muito menor (a partir de 35.490 euros, 479-1.367 litros de espaço no porta-malas) e a Porsche Taycan Sport Turismo é significativamente mais cara (a partir de 92.100 euros, 446-1.212 litros mais 84 litros de porta-malas), então provavelmente não estão entre os concorrentes. É mais provável que algumas pessoas deem uma olhada na Nio ET5 Touring. Ela está disponível com tração nas quatro rodas de 489 cv/360 kW e autonomia de 435 km por apenas 59.500 euros, mas o porta-malas é significativamente menor, com 450-1.300 litros.
Isso significa que o modelo da Nio só oferece tanto espaço de carga quanto o BMW i4 (470-1.290 litros), que, como um sedã com uma grande porta traseira, provavelmente também é uma alternativa viável. Ainda não se sabe muito sobre a VW ID.7 Tourer, mas o sedã também oferece de 532 a 1.600 litros de espaço no porta-malas. O ID.7 está atualmente disponível a partir de 52.235 euros. Com 285 cv/210 kW, ele oferece menos potência do que o carro da BMW, mas tem uma autonomia grande de 621 km.
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