O BMW iX1 2024 terá uma nova versão disponível no Brasil. Chamada de BMW iX1 eDrive20, é a opção de entrada do SUV elétrico e vem equipada com um trem de força dianteiro e a mesma bateria da variante com tração integral xDrive30.
Apresentado em setembro do ano passado, o BMW iX1 eDrive20 está sendo vendido desde o final do ano passado pelo preço de 47.900 euros (R$ 258.000) nos principais mercados europeus. Sua principal novidade é o trem de força de motor único montado no eixo dianteiro, em oposição ao iX1 Drive30, que possui motor duplo e tração integral.
Como o restante da linha elétrica, o novo BMW iX1 eDrive20 também utiliza a atual tecnologia BMW eDrive de quinta geração, uma unidade com potência máxima de 150 kW (204 cv) e 247 Nm de torque máximo, o suficiente para aceleração de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e velocidade máxima de 170 km/h.
A bateria de alta tensão é a mesma do xDrive30, com 64,7 kWh de capacidade utilizável, mas aqui a autonomia é maior que no modelo de tração integral: 430 a 475 km de alcance pelo padrão WLTP - por aqui os números devem ficar um pouco abaixo no padrão Inmetro.
O carregamento AC com até 11 kW permite que a bateria seja carregada de zero a 100% em 6,5 horas - na rede trifásica a potência é de até 22 kW (opcional), o que reduz o tempo de carregamento para 3:45 horas. Em corrente contínua DC a potência vai a 130 kW, o bastante para recuperar o estado de carga de 10 a 80% em 29 minutos em estação rápida.
Na lista de equipamentos há o sistema de navegação BMW Maps, ar condicionado automático de 2 zonas, sistemas de assistência ao condutor, assistente de estacionamento, câmera de ré, BMW Curved Display com 10,25" que forma um conjunto com o quadro de instrumentos digital de 10,7", BMW iDrive com "QuickSelect" e o novo BMW Operating System 9, entre outros recursos.
Posicionado abaixo do iX1 M Sport de 313 cv, que é vendido atualmente por R$ 434.950 em nosso mercado, o iX1 eDrive20 chegará ao mercado para brigar com a linha Volvo XC40/C40, atualmente com opções de tração traseira ou integral e preços entre R$ 359 mil e R$ 419 mil.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv