A Mercedes-Benz irá se concentrar em novos designs externos mais atraentes para seus futuros veículos elétricos. Além disso, a montadora premium alemã irá abandonar o nome 'EQ' dedicado para as linhas exclusivas de modelos zero emissão.
Essas novidades foram anunciadas pelo vice-presidente de engenharia da Mercedes-Benz, Christoph Starzynski, em entrevista ao Top Gear. Em primeiro lugar, ele comentou que as críticos ao design dos carros elétricos da empresa foram recebidas e serão alvo de atenção, com a promessa de que a marca está trabalhando em futuros desenhos mais agradáveis.
De modo geral, a forma dos modelos da linha EQ rompem com o padrão usual da marca e se apoiam em linhas fluidas, priorizando a eficiência aerodinâmica para maximizar a autonomia e o desempenho da bateria, algo que fica evidente no modelo topo de linha Mercedes-Benz EQS, tanto na versão sedã quanto SUV.
Dessa forma, o EQS se afasta do visual tradicional dos sedãs da marca, misturando em grande parte a dianteira, o teto e o porta-malas em um formato de lágrima. "Tivemos esse comentário e estamos levando isso a sério", disse Starzynski ao Top Gear.
Por outro lado, o engenheiro mostrou que a Mercedes-Benz já está trabalhando nessa mudança de padrão visual e uma prévia pode ser vista no Concept CLA Class, que foi revelado em novembro de 2023.
"Olhando para a linguagem no Concept CLA, e talvez olhando um pouco mais no futuro, acho que definitivamente podemos ver que haverá adoções para isso."
E ainda que não estejamos vendo uma mudança radical, o Concept CLA Class tem elementos como capô, porta-malas e teto mais definidos que nos carros elétricos da atual linha EQ, se aproximando mais de um sedã convencional.
E falando do Concept CLA, a versão de produção também trará novidades na nomenclatura. Segundo Starzynski, as versões elétricas do CLA previstas para 2025 não serão chamadas de 'EQ CLA'. Possivelmente, CLA com um sufixo Electric.
O nome EQ para os veículos, no caso, deve ser eliminado gradualmente até 2030 com a transição da Mercedes-Benz para uma marca exclusivamente de modelos elétricos. No entanto, a marca EQ deve ser mantida pelo que representa em termos de tecnologia elétrica, mas utilizá-la na nomenclatura dos carros não será mais necessário no futuro.
Fonte: Top Gear via The Drive
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz inicia testes com caminhões elétricos no Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mercedes-Benz mudará o nome dos veículos elétricos: adeus EQ
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Novo Mercedes-Benz Classe S chega em 2030 e mata EQS
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Mercedes-Benz atinge 20 concessionárias para carros elétricos no Brasil