O novo Dacia Spring está chegando. Esperado para o Salão de Genebra de 2024, a nova geração do pequeno carro elétrico da marca romena está pronta para uma reforma, tanto no visual quanto na parte técnica. Conforme antecipado por um teaser publicado na página do Instagram da Dacia Uk, o Spring 2024 será apresentado em 21 de fevereiro. 

A foto mostra o carro elétrico compacto de perfil, destacando proporções muito semelhantes às da geração atual. Mas, graças a rumores e prévias, já sabemos algumas coisas sobre ele.

"SUV dos compactos"

Vamos começar pela foto do Dacia Spring 2024, mostrando uma postura que, mais uma vez, permanece elevada. O carro compacto confirmará seu estilo de mini SUV urbano, com dimensões que devem aumentar pouco em relação aos atuais 3,73 metros. As novidades estarão relacionadas a algumas partes da carroceria, principalmente a parte dianteira, que deve adotar o estilo do novo Duster, dando-lhe uma aparência mais madura.

Dacia Spring (2024), il render di Motor1.com

Dacia Spring 2024, nossa projeção

O interior do Dacia Spring 2024 também mudará, muito provavelmente adotando algumas das decorações de seus irmãos maiores, começando com o sistema de informação e entretenimento mais equipado. Instrumentação digital? Quem sabe. 

A novidade mais importante, no entanto, estará sob a carroceria. O novo Spring de fato deve ser baseado na plataforma CMF-AEV, uma evolução da atual e definida em 2022 por Luca De Meo como "a mais acessível do mundo". Ela deve garantir a redução de peso e a adoção de novas tecnologias, especialmente do ponto de vista da segurança. Os motores e as baterias do pequeno Dacia também poderiam ser aprimorados em termos de potência e autonomia, mas não há declarações oficiais nesse sentido.

Galeria: Dacia Spring Extreme (2023)

Certamente, a missão do novo Dacia Spring será confirmar-se como o carro elétrico mais barato do mercado. O preço atual é de 21.450 euros (R$ 114.800), 16.450 euros (R$ 88.100) graças aos incentivos para carros elétricos na Itália. 

 

E o Kwid?

Recentemente, em entrevista concedida à revista Autocar, o chefão da Renault na Índia, Venkatram Mamillapalle, disse que a empresa manterá o Kwid em oferta o máximo de tempo possível na atual geração.

“Vamos manter esse modelo por um bom período de tempo pois queremos oferecer aos clientes uma opção para escolha e um bom preço", justificou.

A fala do executivo indiano é importante porque a Índia foi o berço de desenvolvimento do Kwid e, sem nova geração por lá, certamente também não teremos no Brasil. No entanto, ele se referia ao modelo de motor a combustão. 

Galeria: Dacia Spring (2024) - projeção Motor1

Por outro lado, a versão elétrica Kwid E-Tech é fabricada pela joint venture da Renault na China, na mesma linha de montagem dos modelos Dacia Spring e Renault K-Ze (destinado ao mercado chinês).

Agora, resta saber como a Renault pretende aproveitar (ou não) no Brasil a nova geração do seu irmão destinado à Europa. Com novo visual, plataforma mais moderna, bateria maior para ampliar a autonomia e tecnologia mais recente ele deve ficar bem competitivo. A conferir.