A GM esteve no centro das atenções nos últimos dias por conta das mudanças em sua estratégia fortemente focada nos carros elétricos. Após desafios, atrasos e ajustes, a gigante norte-americana considera retomar os veículos híbridos plug-in em sua linha nos Estados Unidos, o que animou os concessionários locais.
Segundo a matéria publicada no GM Authority, os lojistas da GM estão empolgados e aliviados com a decisão da montadora de reintroduzir veículos híbridos plug-in (PHEVs) no mercado norte-americano, uma reinvindicação de muito tempo.
O anúncio sobre a decisão de lançar modelos híbridos na América do Norte foi feito no início deste ano, durante a apresentação de resultados do 4º trimestre de 2023 da GM. Isso representou uma ruptura com a estratégia anterior que era mais firme no sentido de lançar exclusivamente veículos elétricos a partir de agora até atingir uma linha totalmente elétrica em termos globais em 2035.
De fato, a GM ainda pretende fazer essa transição em 2035, mas sem "pular" direto dos motores a combustão para os elétricos. Ao invés disso, a linha passará a contar também com modelos híbridos, ao menos nessa fase transitória.
A publicação Wards Auto reportou uma reunião de franquia de concessionários da General Motors a portas fechadas realizada na recente feira National Automobile Dealer Association incluiu uma discussão sobre a decisão de reintroduzir os PHEVs na América do Norte. Segundo relatada, a reunião foi bastante positiva, com elogios ao novo plano para reagir a uma demanda mais baixa que o esperado pelos carros elétricos neste primeiro momento.
A nova estratégia incluirá "um ou dois passos" entre a atual linha ICE e a linha totalmente elétrica planejada para lançamento até 2035. Vários concessionários também expressaram preocupação com a proposta da EPA de exigir que 60% das vendas de veículos novos sejam EVs até 2030.
Do seu lado, o presidente da GM, Mark Reuss afirmou que a transição para carros elétricos é uma oportunidade para os revendedores alcançarem lucros mais altos do que com modelos a combustão. Reuss também abordou a mudança da montadora de volta aos PHEVs, caracterizando-os como "duas motorizações em um carro" e acrescentando que eles são "caros de produzir", embora tenham os mesmos incentivos que os carros elétricos.
No Brasil, a GM havia anunciado a mesma estratégia global de transição para uma linha de zero emissão em 2035, embora os híbridos tenham voltado ao debate. Por aqui, a marca Chevrolet trabalha no lançamento dos modelos Equinox EV e Blazer EV para este ano, logo após a chegada nos Estados Unidos.
Fonte: GM Authority
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