Até então posicionados como veículos de entrada da Chevrolet no segmento global de veículos elétricos, os modelos Bolt EV e Bolt EUV acabam de sair de linha em definitivo nos Estados Unidos. Em comunicado, a General Motors confirmou o encerramento da produção da dupla e explicou que as últimas unidades passaram pela linha de montagem no final de dezembro.
A fábrica responsável pela produção dos modelos em Orion Township, no estado norte-americano do Michigan, será atualizada para produzir modelos da plataforma Ultium. Ao todo, cerca de US$ 4 bilhões serão investidos na planta. Com a modernização e a saída do Bolt EV e do Bolt EUV, a unidade passará a montar a partir de 2024 as picapes Silverado EV e o GMC Sierra EV, ambas puramente elétricas.
Avaliação: Chevrolet Bolt EUV (BR)
O Bolt EV foi lançado nos Estados Unidos em 2016 e, desde então, emplacou localmente mais de 161.000 unidades. Já o Bolt EUV era mais recente, tendo sido apresentado ao mercado em 2021. Só durante o ano civil de 2023, por exemplo, os modelos venderam 62.045 unidades no mercado estadunidense e cerca de 14.075 unidades no Canadá. Dessa forma, superaram a meta de 70.000 exemplares produzidos no ano traçada previamente pela General Motors.
Com o fim de linha, o Bolt ficará ausente do mercado por pouco mais de um ano até voltar totalmente reformulado em 2025. A própria Chevrolet já adiantou detalhes do novo modelo e confirmou que apenas a variante EUV (maior) será renovada. Haverá baterias LFP de baixo custo, carregamento mais rápido, recursos de segurança ativa mais avançados e outras atualizações significativas. "Será melhor e mais acessível", disse a marca.
Fonte: Chevrolet