A GM pretende adiar o início da produção de algumas de suas picapes totalmente elétricas na planta de montagem de Orion, em Michigan.

Atualmente, a fábrica produz os carros elétricos Chevrolet Bolt EV e Bolt EUV, que serão descontinuados nas próximas semanas. A planta estava programada para ser reequipada para lidar com picapes baseadas na tecnologia Ultium e estava prevista para retornar à operação no primeiro trimestre de 2025, ou seja, cerca de um ano depois.

Galeria: Chevrolet Silverado EV 2024

No entanto, o Automotive News informa que um porta-voz da GM afirmou na terça-feira que o início da produção do Chevrolet Silverado EV e do GMC Sierra EV na planta será adiado até o final de 2025. Isso significa quase dois anos sem produção das picapes elétricas.

A empresa explica que a decisão não está relacionada à greve em curso da UAW, mas sim a algumas outras razões, como "a demanda por veículos elétricos... a necessidade de melhorias de engenharia" para aumentar a rentabilidade dos veículos e "para melhor gerenciar o investimento de capital, alinhando-se com a evolução da demanda por veículos elétricos".

Galeria: GMC Sierra EV Denali Edition 1

A combinação das razões mencionadas sugere que a demanda esperada está muito baixa em relação aos preços e custos de produção atuais. Para aumentar o volume e justificar o investimento na fábrica, os preços devem ser mais baixos, o que leva à necessidade de cortes de custos. Isso exigirá melhorias na engenharia (e tempo). Pelo menos, essa é uma possibilidade do que está acontecendo.

A GM já produz picapes totalmente elétricas - o GMC Hummer EV Pickup (e SUV) e o Chevrolet Silverado EV em sua Factory Zero em Detroit. As primeiras 18 Silverado elétricas (versão WT para frotas) recentemente apareceram nos registros de vendas do terceiro trimestre. Veremos como a produção avançará, pois até agora tem sido bastante baixa (menos de 1.200 unidades vendidas em um trimestre).

Pelo que entendemos, nos próximos dois anos, a produção de picapes elétricas da GM dependerá desta fábrica em particular. Em 2024, espera-se iniciar a produção do GMC Sierra EV e adicionar um segundo turno.

Enquanto isso, cerca de 1.000 funcionários na Orion Assembly (Bolt EV/Bolt EUV) terão a oportunidade de se juntar a outras fábricas da GM no estado. Vale lembrar que o nome Chevrolet Bolt promete retornar mais adiantre com a tecnologia Ultium.