A Volkswagen e a Mahindra assinaram o primeiro acordo de fornecimento de componentes da arquitetura MEB para a plataforma INGLO desenvolvida pela montadora indiana para sua linha de veículos elétricos.
Conforme explica o comunicado oficial, o acordo abrange o fornecimento de componentes específicos para a produção de veículos elétricos, bem como células de baterias. E tudo isso representa apenas o início de uma colaboração que pode ser ampliada para outros pontos.
A parceria representa um marco para a montadora alemã, uma vez que a Mahindra será o primeiro parceiro externo a usar o conceito de célula unificada, o elemento central da estratégia de baterias da Volkswagen. Na parte das baterias, o contrato prevê um volume total de cerca de 50 GWh.
A Índia está em processo de aceleração da transição para a mobilidade elétrica e a estratégia da Mahindra é ampliar espaço em seu mercado doméstico. Para isso, planeja lançar cinco SUVs totalmente elétricos na Índia com base em sua nova plataforma elétrica INGLO, a partir de dezembro de 2024.
Atualmente, a Índia é o terceiro maior mercado automotivo do mundo, com mais de 5 milhões de novos veículos por ano em 2023. Com o forte incentivo do governo local e amplos investimentos privados, a eletrificação do segmento de carros de passeio eletrificados deve ganhar impulso significativo nos próximos anos.
A potência asiática está se movendo em várias frentes para atrair investimentos estrangeiros e acelerar a transição energética. Nesse sentido, já foram iniciadas conversas com Alemanha, Reino Unido e Coreia do Sul para buscar diversos parceiros tecnológicos. Vale destacar que a Tesla também estuda uma possível Gigafactory por lá, onde marcas como Ford, Suzuki (com Maruti) e MG, entre outras, estão presentes.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acende sinal de alerta: fechamento de fábricas e amplos cortes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Volkswagen relança Scout com SUV e picape elétricos; veja fotos e detalhes
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Grupo Volkswagen: Fábrica de veículos elétricos corre risco de fechar
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Inovação promete acabar com incêndios em carros elétricos