Você já se perguntou o que aconteceria se unisse as melhores qualidades de um híbrido plug-in e de um veículo movido a hidrogênio? Bem, a Honda fez essa pergunta e a respondeu com o Honda CR-V e:FCEV 2025, um modelo que ela chama de "o primeiro veículo de célula de combustível de hidrogênio plug-in de produção da América". Essa é uma descrição bem elaborada para um novo e intrigante tipo de veículo com emissão zero. E faz parte das ambições mais amplas da Honda no campo do hidrogênio.
O CR-V e:FCEV (FCEV significa veículo elétrico com célula de combustível) é um SUV elétrico que usa tanto elétrons quanto hidrogênio. O abastecimento de sua bateria de 17,7 kWh usando um carregador EV produz até 46 km de autonomia, segundo a Honda. Abastecer os tanques do CR-V em uma estação de hidrogênio aumenta a quilometragem total para 434 km, segundo a EPA.
A ideia é que a pessoa possa carregá-lo em casa e ter autonomia elétrica barata suficiente para realizar tarefas diárias, ou pode abastecê-lo com hidrogênio para viagens mais longas.
É o mesmo conceito por trás dos híbridos plug-in, que são algo como um cruzamento entre um carro elétrico e um híbrido convencional, como o Toyota Prius. Os híbridos plug-in oferecem algumas dezenas de quilômetros de autonomia elétrica combinada com a conveniência de um motor a gasolina para viagens rodoviárias. Nesse caso, a Honda substituiu um sistema de célula de combustível de hidrogênio, que gera eletricidade usando gás e produz água como subproduto.
O e:FCEV estará disponível para aluguel na Califórnia no final deste ano. Haverá apenas um acabamento disponível: Touring. Além do novo trem de força, a nova variante tem características externas que a diferenciam de outros CR-Vs: uma grade, porta de elevação e painel traseiro exclusivos, além de novos painéis da carroceria na frente da coluna A.
Independentemente da fonte de combustível, a energia flui para um motor montado na dianteira, produzindo 174 cavalos de potência e 31,6 kgfm de torque. Uma característica que se destaca: Ele também tem a capacidade de compartilhar 1,5 kW de energia elétrica com equipamentos de camping, ferramentas elétricas, eletrodomésticos e muito mais.
No entanto, o espaço para carga pode ser decepcionante para os compradores de SUVs. Os tanques de hidrogênio do CR-V se projetam para a área de carga, eliminando efetivamente o que parece ser um par de malas grandes no porta-malas.
O CR-V e:FCEV usa a tecnologia de célula de combustível de hidrogênio de segunda geração da Honda, que foi desenvolvida em conjunto com a General Motors. A Honda disse que a nova tecnologia é mais barata, mais durável e com melhor desempenho do que o sistema do Clarity Fuel Cell, o veículo a hidrogênio da Honda que foi descontinuado em 2021.
A Honda diz que pretende tornar seu negócio de automóveis neutro em carbono até 2040 por meio de uma combinação de EVs e veículos com célula de combustível. Mas as ambições da montadora em relação ao hidrogênio vão muito além dos veículos de passeio.
O CEO da Honda Toshihiro Mibe disse durante uma mesa redonda em janeiro que a tecnologia EV é a "solução ideal" para tornar os carros de passeio neutros em carbono, enquanto o hidrogênio será mais importante para ônibus, caminhões e geradores estacionários. Shinji Aoyama, vice-presidente executivo global da empresa, acrescentou que o próximo CR-V é uma importante "vitrine" de como a tecnologia de célula de combustível da Honda está melhorando.
A Honda também está trabalhando em equipamentos de construção a hidrogênio e está pesquisando o potencial do hidrogênio como fonte de eletricidade no espaço, disse a empresa em um comunicado à imprensa.
Em resumo, os carros de passeio com célula de combustível parecem estar preparados para continuar sendo apenas uma pequena parte dos negócios da Honda nos próximos anos. Mas, como várias montadoras, talvez a mais notável seja a Toyota, a Hyundai e a BMW, a empresa está mantendo essa tecnologia aquecida para o caso de ela decolar (inclusive em mercados fora dos EUA) nas próximas décadas.
Mas o problema é menos o carro e mais o combustível em si. A construção de estações de hidrogênio é incrivelmente cara - mais do que até mesmo os carregadores rápidos de veículos elétricos -, portanto, poucos parceiros de abastecimento se dispuseram a ajudar a Honda e a Toyota em seus sonhos de H2.
Como resultado, os carros movidos a hidrogênio têm sido um nicho há anos. Exceto por alguns contratempos, eles só existem na Califórnia, que abriga todos os 52 postos de abastecimento do país. Sua principal vantagem é que seus tanques levam apenas alguns minutos para serem abastecidos, assim como um carro convencional. Diferentemente de um carro convencional, porém, eles não emitem gases nocivos pelo escapamento. E você não precisa ficar meia hora esperando o carro carregar, como faria com um veículo elétrico padrão.
Os carros com célula de combustível parecem ótimos no papel - até que você tente abastecer um deles. Os postos de hidrogênio da Califórnia são incomuns (e cada vez mais, aparentemente) e rotineiramente estão fora de serviço. O preço do hidrogênio disparou nos últimos anos, embora os cartões de combustível gratuitos dos fabricantes de automóveis ajudem a compensar esse ônus para os motoristas. Recentemente, a Shell fechou todas as suas sete unidades de hidrogênio restantes na Califórnia, citando "complicações no fornecimento de hidrogênio e outros fatores externos do mercado". (E, apesar do apoio abundante do governo japonês, os híbridos também não estão vendendo bem lá).
O CR-V e:FCEV é, sem dúvida, uma tecnologia interessante. E o fato de poder ser conectado à tomada pode torná-lo mais atraente do que outros veículos a hidrogênio, que dependem exclusivamente da infraestrutura pública. Mas a experiência de abastecimento terá que começar a melhorar para torná-lo uma opção realmente atraente.
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