Aguardado no Brasil, o Hyundai Ioniq 5 se tornou um carro elétrico respeitado nos principais mercados. Com um atraente design retrofuturista dos anos 80 que se destaca nas ruas e ótimas especificações para o segmento, esse crossover elétrico é um dos favoritos por muitos motivos. E agora, ele está prestes a ficar ainda melhor para o ano modelo 2025.
No domingo, a Hyundai apresentou o Hyundai Ioniq 5 atualizado na Coreia do Sul e, embora o carro quase não pareça diferente por fora - ele tem uma grade e para-choques dianteiro e traseiro ligeiramente atualizados -, há algumas melhorias importantes em jogo aqui. (Você também pode identificar um novo spoiler traseiro que foi ampliado em 50 mm e as novas rodas).
E, finalmente, há uma grande mudança que foi solicitada por muitos: um limpador de para-brisa traseiro.
Vou começar observando que essa é a estreia global do Ioniq 5 atualizado, e ainda não está claro quais mudanças estão chegando ao mercado americano; o carro que a Hyundai mostrou continua a ter retrovisores laterais digitais, e os compradores americanos nunca tiveram acesso a eles, por exemplo. Mas esperamos que algumas dessas mudanças, se não todas, acabem chegando aos Estados Unidos.
Começaremos com a grande novidade: o Hyundai Ioniq 5 recebe uma bateria maior. Anteriormente, os compradores podiam escolher entre uma bateria padrão de 58,0 kWh ou uma bateria maior de 77,4 kWh. Agora, a Hyundai está oferecendo um pacote de 84,0 kWh, dando a entender em um comunicado à imprensa que esse pacote substitui a unidade de 77,4 kWh. De qualquer forma, isso significa que o Ioniq 5 topo de linha virá com mais autonomia.
Não que o Ioniq 5 precisasse de muita ajuda nesse departamento, é claro. O modelo atual da linha 2024 nos EUA tem 220 milhas (350 km) de alcance com a bateria padrão e 260 milhas (420 km) ou 303 milhas (487 km) com a maior, dependendo se você optar pela tração integral ou traseira, respectivamente. Em outras palavras, se essa bateria maior chegar aos Estados Unidos, podemos esperar algo em torno de 330 milhas (530 km) na opção de tração traseira - mas vamos aguardar as estimativas oficiais da EPA primeiro.
Mais mudanças também se estendem ao interior da cabine. Há um novo volante com "luzes de pixel interativas" e uma nova fileira de botões no console central, perto dos suportes para copos, que não existiam antes. Os botões "Mapa" e "Navegação" foram combinados em um só, corrigindo uma peculiaridade da Hyundai-Kia que me incomoda há anos, e a fileira de interruptores digitais perto do sistema de informação e entretenimento parece ter recebido alguns ajustes também.
Há também alguns ajustes cruciais no software. Por um lado, o Ioniq 5 agora é totalmente capaz de receber atualizações de software over-the-air (OTA) para todos os seus principais sistemas eletrônicos, enquanto antes era muito mais limitado nesse departamento. Agora, como o Ioniq 6, ele é compatível com OTA para correções de erros, novos recursos e muito mais. A Hyundai também adicionou vários ajustes na suspensão para tornar o carro elétrico mais estável e ágil, além de mais silencioso - e as portas e as partes do coluna B foram reforçadas para maior segurança.
Por último, mas não menos importante, a Hyundai adicionou um acabamento Ioniq 5 N Line, que não lhe dará as mesmas emoções que o Ioniq 5 oferece, mas adicionará uma pitada de vibrações esportivas necessárias por dentro e por fora.
Os clientes na Coreia podem encomendar o Ioniq 5 e o Ioniq 5 N Line atualizados este mês, enquanto o restante do mundo terá que esperar que ele seja lançado "gradualmente" nos "mercados globais ao longo do ano".
Considerado um dos melhores carros elétricos à venda nos Estados Unidos, o Hyundai Ioniq 5 foi confirmado para o Brasil pela então Caoa Hyundai já faz algum tempo. No entanto, o jogo mudou e a Hyundai assumirá a operação por aqui, enquanto se prepara para confirmar os detalhes do grande investimento anunciado para o nosso mercado, e isso inclui o lançamento de novos carros elétricos e híbridos.
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