Está se tornando repetitivo dar essa notícia, mas em fevereiro as vendas de carros elétricos e híbridos no Brasil tiveram um novo recorde na comparação anual, bem como uma consolidação da participação dos elétricos (BEV) dentro do segmento de eletrificados.
Segundo o relatório mensal da ABVE, em fevereiro de 2024 foram vendidos 10.451 veículos eletrificados, que representaram a melhor marca para o mês em toda a série histórica da ABVE, com um crescimento de nada menos que 143% na comparação com o mesmo mês do ano passado.
Mesmo com a retomada da cobrança do imposto de importação, com alíquotas iniciais de 10% e 12% para elétricos e híbridos, respectivamente, o mercado total de eletrificados (BEV+PHEV+HEV/MHEV) seguiu em crescimento acelerado neste início de 2024. No primeiro bimestre de 2024, as vendas do segmento totalizaram 24.477 veículos, um aumento de 155,5% sobre o mesmo bimestre do ano passado.
De acordo com a ABVE, um dos motivos que têm impulsionado o avanço da mobilidade elétrica é o crescimento da infraestrutura de recarga, o que ajuda a ampliar as vendas de carros elétricos e híbridos plug-in. Além disso, há que se considerar um movimento de queda de preços nos segmentos de entrada e maior oferta de modelos.
Pelo terceiro mês seguido os carros elétricos (BEV) foram os preferidos dentro do segmento de eletrificados, desbancando os híbridos plug-in (PHEV) e híbridos (HEV). Em fevereiro foram 3.639 emplacamentos, o que representa 34,8% do segmento e um aumento massivo de 470% sobre as vendas de fevereiro de 2023.
Os híbridos plug-in (PHEV) também foram destaque: os 3.594 emplacamentos de fevereiro representam um aumento de 193% na comparação anual. Já os híbridos convencionais sem recarga externa (HEV flex, HEV e MHEV) totalizaram 3.218 unidades (30,8% de participação) em fevereiro, ou 32,5% de avanço na comparação ano a ano.
Vendas de eletrificados em fevereiro/2024:
Tão importante quanto o aumento de participação dos elétricos é o total dos eletrificados plug-in (elétricos + híbridos plug-in), representando quase 69,2% das vendas (7.233 unidades) dentro do segmento, ficando os outros 30,8% para os híbridos sem recarga externa (HEV +HEV flex + MHEV) - em janeiro, essa participação tinha sido de 68,7%.
Com base no levantamento da ABVE, fica confirmada no primeiro bimestre de 2024 a evolução verificada ao longo do ano passado, que inverteu a tendência do mercado nacional de eletrificados, dominado até 2022 pelos híbridos flex, sem recarga externa.
Graças aos 10.451 emplacamentos de fevereiro, a participação de mercado (market share) dos eletrificados sobre as vendas domésticas totais de automóveis e comerciais (155.283, segundo a Fenabrave) chegou a 7% em fevereiro.
Um dado ainda mais relevante, que é a participação dos elétricos (BEV) + híbridos plug-in (PHEV), um padrão utilizado nos principais mercados, mostra que os eletrificados plug-in (com recarga externa) atingiram 4,6% de market share no Brasil no mês passado.
Fonte: ABVE/Fenabrave
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