Está se tornando repetitivo dar essa notícia, mas em fevereiro as vendas de carros elétricos e híbridos no Brasil tiveram um novo recorde na comparação anual, bem como uma consolidação da participação dos elétricos (BEV) dentro do segmento de eletrificados. 

Segundo o relatório mensal da ABVE, em fevereiro de 2024 foram vendidos 10.451 veículos eletrificados, que representaram a melhor marca para o mês em toda a série histórica da ABVE, com um crescimento de nada menos que 143% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

GWM Haval H6 PHEV vs. BYD Song Plus PHEV

Mesmo com a retomada da cobrança do imposto de importação, com alíquotas iniciais de 10% e 12% para elétricos e híbridos, respectivamente, o mercado total de eletrificados (BEV+PHEV+HEV/MHEV) seguiu em crescimento acelerado neste início de 2024. No primeiro bimestre de 2024, as vendas do segmento totalizaram 24.477 veículos, um aumento de 155,5% sobre o mesmo bimestre do ano passado. 

De acordo com a ABVE, um dos motivos que têm impulsionado o avanço da mobilidade elétrica é o crescimento da infraestrutura de recarga, o que ajuda a ampliar as vendas de carros elétricos e híbridos plug-in. Além disso, há que se considerar um movimento de queda de preços nos segmentos de entrada e maior oferta de modelos. 

BYD Dolphin vs. GWM Ora 03 Skin

Carros elétricos são os preferidos

Pelo terceiro mês seguido os carros elétricos (BEV) foram os preferidos dentro do segmento de eletrificados, desbancando os híbridos plug-in (PHEV) e híbridos (HEV). Em fevereiro foram 3.639 emplacamentos, o que representa 34,8% do segmento e um aumento massivo de 470% sobre as vendas de fevereiro de 2023.

Os híbridos plug-in (PHEV) também foram destaque: os 3.594 emplacamentos de fevereiro representam um aumento de 193% na comparação anual. Já os híbridos convencionais sem recarga externa (HEV flex, HEV e MHEV) totalizaram 3.218 unidades (30,8% de participação) em fevereiro, ou 32,5% de avanço na comparação ano a ano.

Toyota Corolla Cross XRX Hybrid 2024

Vendas de eletrificados em fevereiro/2024:

  • BEV: 3.639 (34,8%)
  • PHEV: 3.594 (34,4%)
  • HEV+HEV flex + MHEV: 3.218 (30,8%)

Eletrificados plug-in

Tão importante quanto o aumento de participação dos elétricos é o total dos eletrificados plug-in (elétricos + híbridos plug-in), representando quase 69,2% das vendas (7.233 unidades) dentro do segmento, ficando os outros 30,8% para os híbridos sem recarga externa (HEV +HEV flex + MHEV) - em janeiro, essa participação tinha sido de 68,7%.

Com base no levantamento da ABVE, fica confirmada no primeiro bimestre de 2024 a evolução verificada ao longo do ano passado, que inverteu a tendência do mercado nacional de eletrificados, dominado até 2022 pelos híbridos flex, sem recarga externa.

Caoa Chery Tiggo 8 Pro Hybrid Plug-in (BR) (1)

Participação de mercado

Graças aos 10.451 emplacamentos de fevereiro, a participação de mercado (market share) dos eletrificados sobre as vendas domésticas totais de automóveis e comerciais (155.283, segundo a Fenabrave) chegou a 7% em fevereiro.

  • Novembro/2023: 5% (10.601 veículos)
  • Dezembro/2023: 7% (16.279)
  • Janeiro/2024: 8% (12.026)
  • Fevereiro/2024: 7% (10.451)

Um dado ainda mais relevante, que é a participação dos elétricos (BEV) + híbridos plug-in (PHEV), um padrão utilizado nos principais mercados, mostra que os eletrificados plug-in (com recarga externa) atingiram 4,6% de market share no Brasil no mês passado.

Fonte: ABVE/Fenabrave