Este é o Rivian R2, o mais novo veículo elétrico da Rivian. Após meses de teasers e fotos de flagras chegou o momento de conhecer o utilitário compacto por inteiro. O modelo vem na sequência da aclamada picape R1T e ao SUV de três fileiras R1S.
O R2, anunciou a Rivian na quinta-feira, entrará em produção no primeiro semestre de 2026. Ele está disponível para reserva com um depósito reembolsável de US$ 100 no site da Rivian e custará a partir de US$ 45.000 (R$ 244.000).
Para a surpresa de todos, no evento do R2 na Califórnia, a Rivian também revelou o R3, um crossover ainda menor construído sobre a plataforma do R2. E o choque não terminou aí, pois o CEO e fundador da Rivian, R.J. Scaringe, revelou em o R3X, uma variante de três motores de desempenho do R3.
É difícil mensurar o quanto esse momento é importante para a Rivian. Colocar dois modelos de alta qualidade em produção e nas mãos dos clientes já é um grande feito. Agora vem a parte ainda mais difícil: ganhar dinheiro suficiente de forma consistente para se tornar um negócio viável. É aí que entram o R2 e o R3.
Como os primeiros vazamentos sugeriram, a R2 de produção se parece muito com um R1S compacto. Ela tem um estilo quadradinho parecido, mas em um pacote mais compacto. Seu comprimento é de 4,70 metros, em comparação com os 5,08 metros polegadas da R1S. Isso faz com que o R2 tenha aproximadamente o tamanho de um Tesla Model Y, ou um pouco maior que um Toyota RAV4. O R1S de três fileiras é mais próximo do tamanho de um Chevrolet Tahoe.
O R2 com uma opção de bateria maior terá pelo menos 300 milhas (482 km) de alcance, disse Rivian. Ele virá equipado com a porta de carregamento North American Charging Standard, ou NACS, da qual a Tesla foi pioneira e para a qual a maior parte da indústria automotiva dos EUA está mudando.
O R2 virá em variantes com um, dois e três motores. O SUV de mais alto desempenho terá um tempo de zero a 96 km/h de menos de 3 segundos, disse Scaringe. Para começar, ele será construído na fábrica da Rivian em Normal, Illinois. É importante ressaltar que a empresa diz que isso permitirá o início da produção dos modelos R2 antes que sua nova fábrica na Geórgia esteja pronta e funcionando.
O próximo SUV oferece alguns recursos peculiares, como a lanterna característica da Rivian que sai da porta do motorista. Ele também tem dois porta-luvas e uma janela traseira retrátil. As duas fileiras de assentos se dobram para criar espaço extra para acampar.
Os detalhes são mais escassos para o R3 e o R3X. Até o momento, não sabemos quanto custarão ou quando chegarão. Scaringe disse que eles também terão dois porta-luvas e uma janela traseira elegante que funciona como porta-malas secundário.
Menor e mais barato do que os Rivians que o antecederam, o R2 deve permitir que a empresa iniciante atinja uma base de clientes muito mais ampla do que a atual. Isso é fundamental para uma empresa que perdeu US$ 5,4 bilhões em 2023. Além disso, a Rivian disse que não planeja produzir mais veículos em 2024 do que no ano passado, decepcionando os investidores e indicando que a demanda pelo R1T e R1S não está crescendo tanto assim.
A Rivian foi aclamada por seus EVs robustos e vendeu muito mais veículos do que as outras startups Lucid Motors e Fisker. Ela diversificou seus negócios fabricando vans elétricas comerciais - primeiro para a Amazon (um grande investidor da Rivian) e agora para os demais. Mas nada disso terá importância se não conseguir levar a plataforma R2 à saúde financeira de longo prazo.
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