Rivian R3 será o SUV compacto de entrada e deve ter 480 km de alcance
Startup mal mostrou o R2 e já revela que terá um modelo ainda menor e mais acessível
Além de apresentar o inédito Rivian R2, a fabricante de carros elétricos tinha mais uma novidade para mostrar. Conheça o Rivian R3, um SUV compacto ainda menor e mais acessível que levará a marca da startup a novos patamares nos próximos anos.
"Ele pega o pacote do R2 e a plataforma e o encolhe", disse o CEO RJ Scaringe durante a apresentação do carro hoje. "Ele o coloca em nossa visão de um crossover. E, como veículo, é quase difícil definir o que ele é, mas ele capta muito bem nossa marca e o que representamos como empresa."
Galeria: Rivian R3
Até agora, as ofertas da Rivian - o SUV R1S e a caminhonete R1T - operavam em um espaço maior e muito mais caro. Espera-se que o R2 traga um público totalmente novo para a marca, com um preço muito mais baixo e a meta de longo prazo de vendas em volume, produção em massa e estabilidade para uma fabricante iniciante que está se saindo melhor do que outras startups, mas que tem muitos dos desafios habituais.
Mas o que ninguém esperava era que a Rivian apresentaria algo ainda menor e barato. Quase como um Lada em sua forma (e, presumivelmente, em sua função off-road), o pequeno EV leva a Rivian a um espaço em que ela nunca atuou antes.
Scaringe disse que o carro é cerca de 13 centímetros mais curto que o R2, com um entre-eixos menor, "mas aproveitando todo o mesmo conteúdo - o motor único, o motor duplo e o motor triplo".
As autoridades da Rivian disseram que tanto o R2 quanto o R3 terão dois tamanhos de bateria, sendo que a maior tem como meta "mais de 300 milhas (483 km) de alcance" e os carros mais rápidos são capazes de ir de zero a 60 mi/h (96 km/h) em apenas três segundos. Com o preço do R2 previsto para cerca de US$ 45.000 (R$ 224.001), o R3 deve ficar abaixo desse valor, embora não tenham sido fornecidos detalhes.
Assim como o R2, o R3 usará o plugue NACS (North American Charging Standard) da Tesla de série, tornando-o nativamente compatível com a vasta rede de carregamento da Tesla. Ambos os veículos poderão usar os plugues do Sistema de Carregamento Combinado (CCS) com um adaptador. Todos os veículos podem ir de uma carga de 10% a 80% em menos de 30 minutos. Além disso, o R3 "fornecerá recursos autônomos dramaticamente aprimorados" graças à configuração de assistência de direção automatizada de cinco radares e 11 câmeras da Rivian.
Scaringe acrescentou que o R3 não fugirá do espírito aventureiro que tornaram os SUVs e caminhonetes maiores mais famosos. A segunda fileira de assentos é rebatível para ajudar a carregar equipamentos para um acampamento e o vidro traseiro pode ser ajustado para transportar objetos grandes, como pranchas de surfe ou instrumentos.
O CEO também mostrou uma variante focada no desempenho, chamada Rivian R3X, que parece menos construída para acampar e mais pronta para disputar uma prova de rally. O R2, o R3 e o R3X estarão disponíveis internacionalmente após o lançamento na América do Norte, informaram os executivos da empresa. Scaringe também deu a entender que o R3 e o R3X serão fabricados na futura fábrica da empresa na Geórgia (EUA).
O CEO disse que a empresa tem "trabalhado duro... para levá-los ao maior número possível de pessoas o mais rápido possível", e que a Rivian espera começar as entregas do R2 no primeiro semestre de 2026. "Conseguimos fazer isso, conseguimos atingir esse tempo acelerado aproveitando nossos recursos de produção em Normal, usando nossa unidade em Illinois para lançar o R2 e colocá-lo no mercado o mais rápido possível."
Quanto ao R3 e ao R3X, esses carros ainda não têm data oficial de lançamento. Nesse meio tempo, a Rivian, como empresa iniciante, ainda tem muito a provar. Mas hoje, ela conseguiu dar aos seus fãs algo para esperar.
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