Bingo Plus é a arma da GM para ficar entre Dolphin e Dolphin Mini
Carro elétrico chinês tem 4 metros, autonomia para até 510 km e preço decente
Nossos amigos norte-americanos estão cansados de ver marcas e mais marcas lançarem veículos elétricos com preços razoáveis e bem-acabados, mas eles continuam limitados a outros mercados. O Wuling Bingo Plus é mais um modelo que continua preso no outro lado do mundo. No entanto, este é ainda pior, porque a Wuling é parte da GM, o que significa que há uma chance maior de que ele possa ser exportado para fora da China.
Este vídeo é do apresentador automotivo Sean, do canal do YouTube, Telescope, e mostra que o Wuling Bingo original foi imensamente bem-sucedido para a GM, SAIC e Wuling, vendendo mais de 200.000 unidades antes de seu primeiro ano cheio de vendas.
O Wuling Bingo Plus pretende aproveitar esse sucesso, acrescentando mais substância e uma ligeira vantagem de crossover ao original. As linhas são um pouco mais maduro, sem dúvida devido às dimensões ampliadas entre os dois carros. Ao todo, o Bingo Plus é cerca de quatro centímetros mais longo do que o Bingo padrão, mas dois desses centímetros vão direto para a distância entre eixos do carro. Acrescente os arcos das rodas em plástico preto e a linha do teto menos curva, e o Bingo Plus parece um carro mais adulto. O Bingo Plus também não é um minicarro. Com 4,03 metros de comprimento, o Bingo Plus tem quase o mesmo tamanho de um Honda Fit.
Já o interior não é tão retrô quanto antes. A configuração de tela dupla montada em tandem foi dividida em duas telas distintas e, como um todo, a atitude do interior é muito mais conservadora desta vez. Ainda assim, o Bingo Plus mantém um porta-malas excepcionalmente profundo. Sean diz que o conforto do banco traseiro foi melhorado por um banco traseiro que foi montado mais alto que o do carro irmão.
O Bingo padrão era lento e não conseguia ir muito longe - limitado a cerca de 41 ou 67 cavalos de potência de uma bateria de 17,3 kWh ou 31,9 kWh. Ele só podia atingir uma velocidade máxima de 100 km/h, o que não era suficiente nem mesmo para o limite de velocidade de 120 km/h das rodovias nacionais da China. O Bingo Plus é muito mais potente, seu motor de 100 cavalos de potência deve ser capaz de impulsionar o carro a uma velocidade máxima de 140 km/h. A bateria de 50,6 kWh é boa para uma autonomia máxima de 510 km, muito maior do que a autonomia máxima de 333 km do Bingo padrão, ambas pelo padrão CLTC.
O Bingo Plus parece estar na linha entre dois concorrentes importantes diferentes: o BYD Seagull e o BYD Dolphin. Ele é maior, mais caro e pode ir mais longe do que o Seagull, mas Sean explica que não tem a mesma autonomia ou as mesmas comodidades do BYD Dolphin. Da mesma forma, o Dolphin pode não ir tão longe ou não ser tão rápido na versão básica, mas os modelos Dolphin atualizados com baterias maiores e motores maiores serão muito mais rápidos que o Bingo Plus.
Há outras ressalvas ao Bingo Plus também. A Telescope admite que o Bingo Plus acomoda apenas quatro pessoas, em comparação com o interior de cinco lugares do Dolphin. Ele não tem uma bomba de calor, o que provavelmente prejudicará seu desempenho em clima frio. Além disso, embora o Bingo tenha faróis e limpadores de para-brisa automáticos, ele tem controle climático manual. No entanto, algumas dessas ressalvas podem ser facilmente ignoradas, considerando o preço do Bingo Plus - cerca de US$ 12.500 para o Bingo Plus com acabamento superior.
Galeria: Wuling Bingo Plus 2024
Vídeos como esses estão se tornando mais difíceis de assistir. A existência do Bingo Plus prova que coisas melhores são possíveis. Um carro elétrico de tamanho razoável, preço razoável e bem feito pode existir, mas eles ainda não invadiram o ocidente. É claro que o Bingo Plus não será mais veloz que um Tesla, mas parece ter o tamanho, a autonomia e a potência certos para servir como um veículo elétrico confortável para aqueles que não querem ou não precisam de uma quantidade enorme de capacidade.
Considerando que esse é um veículo apoiado pela GM, não posso deixar de me perguntar o quão difícil seria fabricá-lo ou vendê-lo nos EUA. Qual seria a dificuldade de traze-los? Provavelmente nunca saberemos, infelizmente.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GM e Stellantis: estratégia para enfrentar elétricos chineses no Brasil
Novo chassi para EVs: teste de impacto a 120 km/h e 1.000 km de alcance
GM: "Revolução dos carros elétricos seguirá independente do governo"
Carros elétricos mais buscados no Brasil: Porsche Taycan lidera ranking
GM reage e vendas globais de carros elétricos decolam no 3º trimestre
2025 será o ano-chave para as baterias sólidas nos carros elétricos
GM: produção de carros elétricos e a combustão na mesma linha de montagem