Novo Chevrolet Blazer EV volta a ser vendido, e com forte redução de preço
Confirmado para o Brasil, SUV elétrico teve as vendas suspensas no final de 2023 por problemas de software
A GM está finalmente deixando para trás o transtorno do Chevrolet Blazer EV. A montadora retomou as vendas do SUV elétrico após retirá-lo do mercado devido a problemas de software em dezembro.
Além disso, a GM anunciou preços novos e mais baratos para a linha Blazer EV, o que pode ajudar a impulsionar as vendas após a pausa. O Blazer EV LT AWD de entrada teve o maior corte de preço, levando seu preço sugerido (incluindo o frete) de US$ 56.715 para US$ 50.195 (R$ 250 mil).
Acrescente o crédito fiscal federal de US$ 7.500, ao qual a GM disse que a Blazer EV agora se qualifica, e o preço base da Blazer EV cai para US$ 42.695 (R$ 212.700). As regras sobre quais veículos poderiam receber o crédito fiscal mudaram no início de 2024.
Os preços das versões do Blazer EV disponíveis nos Estados Unidos atualmente são os seguintes, incluindo o frete:
Modelo Blazer EV 2024 | Preço de venda original | Novo MSRP | Com crédito de US$ 7.500 |
LT AWD | $56,715 | $50,195 | $42,695 |
RS AWD | $60,215 | $54,595 | $47,095 |
RS RWD | $61,790 | $56,170 | $48,670 |
Antes da ordem de interrupção das vendas, Kevin Williams, do InsideEVs, teve um veículo da frota de imprensa Blazer EV quebrado durante uma viagem, deixando-o preso em uma estação de carregamento. A GM não especificou quais tipos de melhorias de software permitiram a retomada das vendas. A empresa entregou menos de 500 unidades do Blazer EV antes da pausa.
Chevrolet Blazer EV sendo testado no Brasil
O Blazer EV não é apenas mais um produto da GM. É mais importante do que isso. O SUV elétrico foi lançado no final do ano passado como o primeiro veículo elétrico de última geração da montadora realmente voltado para o mercado de massa. Outros EVs da GM montados na nova plataforma de baterias Ultium da empresa foram o Hummer EV da GMC, o Cadillac Lyriq e a Chevrolet Silverado EV, uma caminhonete.
Apenas o Blazer EV, um SUV de médio porte, visava diretamente ao coração do público americano que compra carros e ao modelo elétrico mais vendido dos Estados Unidos, o Tesla Model Y. A GM já havia demorado para acelerar as vendas de veículos baseados na Ultium devido a problemas com o aumento da produção de baterias. Além disso, ela tem planos ambiciosos de ganhar bilhões por ano com uma ampla variedade de softwares, muitos dos quais estão sendo desenvolvidos internamente.
Galeria: Chevrolet Blazer EV
Portanto, foi um golpe quando os problemas de software levaram a GM a interromper as vendas. Sem dúvida, a GM não está sozinha nesse caso. Tanto as startups de veículos elétricos quanto as montadoras tradicionais têm enfrentado dificuldades com o software do veículo, que está se tornando mais importante à medida que os fabricantes buscam recursos tecnológicos sofisticados e serviços de assinatura.
Muito ainda depende do sucesso dos veículos Ultium e do software que é executado neles. Portanto, para o bem da GM, esperamos que ela tenha resolvido os problemas mais sérios.
O Chevrolet Blazer EV já está confirmado para o Brasil, onde deve ser lançado ao longo deste ano. O preço ainda não foi divulgado, mas deve ficar bem acima dos patamares do Bolt EUV, que sai por R$ 279 mil. Outra opção da linha de elétricos Ultium, o Equinox EV terá proposta mais agressiva de preços, mas é preciso aguardar.
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