page ad skin

Novo Chevrolet Blazer EV volta a ser vendido, e com forte redução de preço

Confirmado para o Brasil, SUV elétrico teve as vendas suspensas no final de 2023 por problemas de software

Chevrolet Blazer EV RS AMA Topshot

A GM está finalmente deixando para trás o transtorno do Chevrolet Blazer EV. A montadora retomou as vendas do SUV elétrico após retirá-lo do mercado devido a problemas de software em dezembro. 

Além disso, a GM anunciou preços novos e mais baratos para a linha Blazer EV, o que pode ajudar a impulsionar as vendas após a pausa. O Blazer EV LT AWD de entrada teve o maior corte de preço, levando seu preço sugerido (incluindo o frete) de US$ 56.715 para US$ 50.195 (R$ 250 mil). 

chevrolet blazer rs

Acrescente o crédito fiscal federal de US$ 7.500, ao qual a GM disse que a Blazer EV agora se qualifica, e o preço base da Blazer EV cai para US$ 42.695 (R$ 212.700). As regras sobre quais veículos poderiam receber o crédito fiscal mudaram no início de 2024. 

Os preços das versões do Blazer EV disponíveis nos Estados Unidos atualmente são os seguintes, incluindo o frete:

Modelo Blazer EV 2024 Preço de venda original Novo MSRP Com crédito de US$ 7.500
LT AWD $56,715  $50,195  $42,695 
RS AWD $60,215  $54,595  $47,095
RS RWD $61,790  $56,170  $48,670

Antes da ordem de interrupção das vendas, Kevin Williams, do InsideEVs, teve um veículo da frota de imprensa Blazer EV quebrado durante uma viagem, deixando-o preso em uma estação de carregamento. A GM não especificou quais tipos de melhorias de software permitiram a retomada das vendas. A empresa entregou menos de 500 unidades do Blazer EV antes da pausa. 

gm desenvolvimento carros eletricos Blazer EV no Brasil (1)

Chevrolet Blazer EV sendo testado no Brasil

O Blazer EV não é apenas mais um produto da GM. É mais importante do que isso. O SUV elétrico foi lançado no final do ano passado como o primeiro veículo elétrico de última geração da montadora realmente voltado para o mercado de massa. Outros EVs da GM montados na nova plataforma de baterias Ultium da empresa foram o Hummer EV da GMC, o Cadillac Lyriq e a Chevrolet Silverado EV, uma caminhonete.

Apenas o Blazer EV, um SUV de médio porte, visava diretamente ao coração do público americano que compra carros e ao modelo elétrico mais vendido dos Estados Unidos, o Tesla Model Y. A GM já havia demorado para acelerar as vendas de veículos baseados na Ultium devido a problemas com o aumento da produção de baterias. Além disso, ela tem planos ambiciosos de ganhar bilhões por ano com uma ampla variedade de softwares, muitos dos quais estão sendo desenvolvidos internamente. 

Galeria: Chevrolet Blazer EV

Portanto, foi um golpe quando os problemas de software levaram a GM a interromper as vendas. Sem dúvida, a GM não está sozinha nesse caso. Tanto as startups de veículos elétricos quanto as montadoras tradicionais têm enfrentado dificuldades com o software do veículo, que está se tornando mais importante à medida que os fabricantes buscam recursos tecnológicos sofisticados e serviços de assinatura. 

Muito ainda depende do sucesso dos veículos Ultium e do software que é executado neles. Portanto, para o bem da GM, esperamos que ela tenha resolvido os problemas mais sérios. 

O Chevrolet Blazer EV já está confirmado para o Brasil, onde deve ser lançado ao longo deste ano. O preço ainda não foi divulgado, mas deve ficar bem acima dos patamares do Bolt EUV, que sai por R$ 279 mil. Outra opção da linha de elétricos Ultium, o Equinox EV terá proposta mais agressiva de preços, mas é preciso aguardar.