A Nissan teve o carro elétrico mais vendido do mundo com o Leaf, mas agora está bem atrasada em relação aos concorrentes, lançado somente um novo modelo, o SUV Ariya. Isto pode mudar em breve, pois o jornal Nikkei Asia afirma que a empresa estuda uma parceria com a Honda para desenvolver uma plataforma dedicada para elétricos e um eixo elétrico modular

Atualmente, a Honda tem poucos carros elétricos no mercado global, com o SUV Prologue e uma variante da Acura chamada ZDX, além de algumas ofertas específicas para a China. Tanto o Prologue quanto o ZDX nasceram da parceria com a General Motors.

Os dois utilitários elétricos são baseados na plataforma Ultium da GM, a mesma do Chevrolet Blazer EV e do Equinox EV, ambos confirmados para o Brasil. No entanto, a parceria entre as duas fabricantes, que deveria continuar até 2027 e daria origem a uma série de veículos elétricos mais acessíveis, acabou esfriando e foi cancelada.

Agora a Honda pode se unir à Nissan em seus esforços de ter um elétrico mais barato no mercado. Dito isso, a publicação Nikkei afirma que as discussões ainda estão em um estágio inicial e que a posição da Honda sobre o assunto ainda não está clara.

As fontes do jornal afirmam que as duas fabricantes podem discutir sobre o desenvolvimento conjunto de veículos e encomendar baterias juntas, assim reduzindo o custo dos carros o suficiente para competir com rivais chinesas como a BYD, que estão crescendo por sua habilidade de produzir suas próprias baterias, ajudando a manter um preço final muito baixo.

A Honda está planejando lançar pelo menos mais dois novos elétricos a partir de 2026, que serão inspirados nos seus últimos conceitos com cara futurista, e ainda prometeu que manterá este design no modelo de produção. Já a Nissan está trabalhando em mais alguns elétricos, um deles para substituir o Leaf, mas que teriam sido adiados par 2026 e 2027, respectivamente.