Estão surgindo novos rumores sobre o Volkswagen ID.1, o pequeno carro elétrico da empresa, que deverá ser o mais barato da linha. Quem falou sobre ele foi Thomas Schäfer, o chefe da marca Volkswagen, durante a apresentação dos resultados econômicos de 2023.
Não foi divulgado nenhum esboço ou dado sobre a mecânca, apenas a confirmação do ano de apresentação. Até hoje os rumores falavam de uma data de estreia entre 2026 e 2027, agora o gerente alemão disse que o lançamento ocorrerá em 2027. Outro elemento interessante: o preço será inferior a 20.000 euros (R$ 108.614).
"O nome provisório é Volkswagen ID.1. Estamos trabalhando nele e sabemos como será o carro", disse o executivo. Portanto, parece que o pessoal de Wolfsburg quase "fechou" o projeto do carro elétrico pequeno, então tudo o que resta é assinar os papéis e começar o design, os testes e a produção. Mas ainda há um longo caminho a percorrer.
Onde o Volkswagen ID.1 será produzido? E em que ritmo? Perguntas que provavelmente estão circulando em Wolfsburg e cuja resposta também poderia ser "Por que não fazer junto com outra empresa?" De acordo com rumores que surgiram no final de 2023, a Volkswagen havia de fato entrado em contato com a Renault para fechar um acordo para a produção de carros elétricos pequenos (e baratos). Nunca houve nenhuma confirmação de nenhum dos lados, mas no Salão do Automóvel de Genebra de 2024, Luca de Meo, CEO do Grupo Renault, abriu-se (de forma nada velada) para colaborações com outros fabricantes:
Eu digo que, para voltar a fabricar carros pequenos que as pessoas possam comprar na Europa, talvez valha a pena uma união para compartilhar os custos de investimento e a utilização da capacidade. Somos muito abertos e conversamos com todos, temos algo que ninguém mais tem e temos uma capacidade de produção (...) Quem quiser, fique à vontade, pode assumir o controle.
Por outro lado, a Renault está se concentrando em modelos com baterias pequenas e, depois do Renault 5 - apresentado em Genebra -, virão o Renault 4 e o novo Twingo, com dimensões e preços alinhados com os do Volkswagen ID.1.
Renault Twingo concept
Renault 5 E-Tech Electric
Deve-se dizer, no entanto, que ao compartilhar os custos de produção com a Skoda e a Cupra, a fabricante alemã poderia aliviar seus investimentos sem ter que olhar para fora. Há algum tempo, no entanto, Oliver Blume, CEO do Grupo Volkswagen, declarou: "Estamos trabalhando em uma solução e não descartamos acordos nessa área".
Voltando ao estilo, como mencionado, não há previsões. O ID.1 poderia ter o formato de um SUV pequeno (sabemos como a maioria dos motoristas atuais gostam deles) ou seguir o caminho de seu irmão maior, o ID.2, ou seja, uma oferta dupla: um hatchback e um SUV compacto.
Volkswagen ID.2 All
Volkswagen ID.2all SUV
Na coletiva de imprensa, Schafer também apresentou uma visão geral de todos os carros elétricos da Volkswagen que serão lançados nos próximos anos. Após a revelação do ID.7 e do ID.7 Tourer, a empresa está se preparando para lançar a versão de produção do ID.2 All (também na versão esportiva GTI) e sua variante SUV (prevista para 2026), juntamente com o Tiguan elétrico. Em seguida, haverá a reestilização do ID.4 e dois modelos produzidos em cooperação com a chinesa Xpeng, identificados por enquanto como VW/Xpeng I e VW/Xpeng II.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acende sinal de alerta: fechamento de fábricas e amplos cortes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Volkswagen relança Scout com SUV e picape elétricos; veja fotos e detalhes
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Grupo Volkswagen: Fábrica de veículos elétricos corre risco de fechar
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Inovação promete acabar com incêndios em carros elétricos