Mercedes-Benz elétrico roda 1.000 km com uma carga e ar ligado
Conceito EQXX quebra seus próprios recordes de eficiência e já está próximo da versão final
O Mercedes-Benz Vision EQXX, vitrine de tecnologia da marca que viaja pelo mundo e faz todo o trabalho duro para que os futuros veículos elétricos da Mercedes sejam altamente eficientes, acabou de percorrer 1.009 km com uma única carga. Sim, de novo. Mas, desta vez, sua eficiência energética foi ainda melhor.
Os engenheiros da Mercedes dirigiram o Vision EQXX pelo deserto da Arábia. O EV viajou de Riad, na Arábia Saudita, até Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Ele registrou uma eficiência de 13,5 km/kWh, pois seu formato aerodinâmico cortou o ar, lutou contra o calor do deserto e percorreu centenas de km com a energia da bateria em pistas vazias.
Em sua primeira saída de Sindelfingen, na Alemanha, para Cassis, na França, o EQXX percorreu impressionantes 626 milhas (1.007 km), mas a eficiência foi comparativamente menor, de 11,4 km/kWh. Isso foi em 2022. Novamente no mesmo ano, o EQXX viajou de Stuggart a Silverstone, percorrendo 747 milhas (1.202 km) com uma única carga, com uma média de 12 km/kWh.
Um Tesla Model 3 Long Range AWD 2023 tem uma eficiência de cerca de 6,1 km/kWh, de acordo com a EPA. Embora o Tesla seja aerodinâmico por si só, ele não tem nenhuma das características aerodinâmicas adicionais do EQXX. O Mercedes-Benz é extremamente 'liso', com um coeficiente de arrasto de 0,17, melhor do que qualquer sedã de produção.
Galeria: Mercedes-Benz Vision EQXX - volta rápida
Ele também tem uma seção traseira com uma lâmina aerodinâmica adicional sob o para-choque traseiro que se estende para fora e se afasta da carroceria para fazer com que o ar saia do chassi da forma mais suave possível. Ele também é fabricado com materiais que normalmente não são vistos em carros de produção acessíveis no mercado de massa, como plástico reforçado com fibra de carbono que economiza peso.
Portanto, não está claro o quanto dessa eficiência veremos no mundo real. Dito isso, a velocidade média foi de 68 km/h. O ar-condicionado estava ligado durante todo o trajeto, e uma "bomba de calor de múltiplas fontes" minimizou as perdas de energia, informou a Mercedes-Benz. O EQXX tem uma bateria com capacidade de 100 kWh baseada em uma arquitetura elétrica de 900 volts.
"O EQXX continua a fornecer dados valiosos para o desenvolvimento de tecnologias avançadas de eficiência elétrica. Todos os sistemas funcionaram perfeitamente no deserto, enfrentando desafios como o acabamento da superfície da estrada, temperaturas e poeira, com facilidade", disse Markus Schäfer, diretor de tecnologia da Mercedes-Benz AG. "É a prova de que a propulsão elétrica está pronta para os mercados globais."
A Mercedes-Benz também disse que o EQXX é um conceito próximo à produção, antecipando a família de modelos baseada em sua plataforma MMA de próxima geração. Parte de sua tecnologia de bomba de calor é transportada para o Concept CLA que a marca alemã apresentou em 2023. A MMA será usada na próxima geração do CLA, além de dois SUVs e uma perua.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz CLA elétrico chega ao Brasil em 2025 com 500 km de alcance
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Mercedes-Benz trabalha em baterias para EVs com dois tipos de química
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Freios integrados ao motor: a nova aposta da Mercedes-Benz para EVs
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Mercedes-Benz inicia testes com caminhões elétricos no Brasil