A JAC Motors anunciou a produção de uma nova versão de seu carro elétrico compacto JAC Yiwei 3. O primeiro lote já saiu da linha de montagem e o lançamento oficial está previsto para 30 de março na China.
A grande novidade é a opção com bateria de 330 km de alcance, inédita no modelo. Com essa configuração, o preço deve ficar bem atrativo, entrando na faixa dos 70 mil yuans (cerca de R$ 48 mil na cotação atual), o que chama a atenção mesmo para os padrões chineses.
Segundo a descrição da montadora, o design da Zhi'ai Edition segue a linha "estética do universo das bolhas", com faróis dianteiros chamativos apelidados de "olhos de anjo" e dotados de 137 LEDs. A grade frontal fechada, característica dos carros elétricos, e a entrada de ar inferior em formato trapezoidal reforçam a identidade visual do modelo mais novo da linha.
Nas laterais, as linhas são suaves e limpas, combinando com rodas de liga leve aro 17" com cinco raios duplos. A parte traseira traz lanternas grandes e arredondadas, em um estilo que conversa com o restante do carro. As dimensões permanecem inalteradas em relação à versão anterior, com 4,025 metros de comprimento, 1,77 metros de largura, 1,56 metros de altura e 2,62 metros de entre-eixos.
As versões anteriores do Yiwei 3 ofereciam baterias de 41 kWh e 51,5 kWh, com autonomia de 405 km e 505 km, respectivamente. A nova versão de 330 km terá especificações do trem de força e capacidade da bateria revelados posteriormente.
Lançado no ano passado na China, o JAC Yiwei 3 (por aqui terá outro nome) é baseado em uma nova plataforma e tem como foco os rivais bem sucedidos BYD Dolphin e GWM Ora 03 (Funky Cat), modelos que têm sido projetados para mercados fora da China, incluindo a Europa e o Brasil.
No caso do compacto elétrico da JAC, o modelo já foi flagrado diversas vezes em testes no Brasil e, segundo apuramos, será lançado em breve por aqui. No entanto, ainda não está definido qual versão será oferecida locamente. Vale lembrar que os rivais custam a partir de R$ 150 mil e a JAC pode até quebrar essa barreira de preço caso traga a versão de menor autonomia. A conferir.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
JAC inaugura centro de reparo de baterias para carros elétricos no Brasil
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
JAC Hunter EV: nova picape elétrica será lançada no Brasil no final de 2024
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Flagra JAC T9 EV: picape elétrica aparece "limpa" antes da estreia no Brasil
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
JAC EJS-3 já é vendido no Uruguai; rival do Dolphin também virá ao Brasil