A BYD celebrou nesta segunda-feira (25) o marco de primeira montadora do mundo a alcançar a produção de 7 milhões de veículos elétricos e híbridos. O veículo de número 7 milhões foi uma unidade do Denza N7 fabricado em Jinan, na China.
Em retrospecto, a BYD acelerou rapidamente sua produção de veículos eletrificados: chegou à 1 milhão de veículos de energia limpa em maio de 2021. Depois, mais 18 meses para saltar de 1 para 3 milhões. Dos 3 para os 5 milhões de unidades foram apenas mais 9 meses. O ritmo de crescimento seguiu acelerado e, em apenas 7 meses, a BYD atingiu o marco de 7 milhões, fruto cadeia de abastecimento robusta e capacidade de produzir em larga escala.
Em 2023, as vendas anuais acumuladas de veículos elétricos e híbridos plug-in da BYD dispararam para 3,02 milhões de unidades, consolidando a empresa como líder global no segmento e com tendência de aumento de participação dos elétricos a bateria no total das vendas.
Outro destaque é a expansão internacional da montadora chinesa. No ano passado, as vendas de carros de passageiros de energia limpa no exterior chegaram a 240.000 unidades - um crescimento de 337% em relação a 2022, número que lhe rendeu a posição de principal exportador chinês de veículos elétricos.
Atualmente, a BYD está presente em 64 países, com investimentos anunciados em fábricas na Tailândia, Brasil, Uzbequistão e Hungria. Por aqui, serão investidos 5,5 bilhões de reais para a construção de um complexo de produção de veículos e baterias em Camaçari (BA), bem como um setor de prédios residenciais para os colaboradores.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja como os elétricos e híbridos plug-in estão mudando o mercado no Brasil
Ford Puma Gen-E com 376 km de autonomia é revelado em fotos oficiais
BYD vende mais de 500.000 carros eletrificados pelo 2º mês consecutivo
Jaguar Type 00: O audacioso retorno elétrico da marca icônica
BYD Dolphin Mini, King e Song Pro: assinatura com desconto na Black Friday
Toyota adia nova geração de carros elétricos para 2027; entenda
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday