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Volvo: rumo aos elétricos, último carro a diesel sai da linha de produção

Esse XC90 é o último Volvo produzido com um motor a diesel e irá para o museu

Final Volvo diesel

A Volvo está cumprindo a promessa que fez no ano passado, quando anunciou o fim da produção de veículos movidos a diesel no início de 2024. Esse XC90, montado na fábrica da empresa em Torslanda, é o último veículo movido a óleo produzido pela montadora sueca, encerrando uma era que começou há 45 anos. Uma unidade azul do SUV será enviado para um museu.

A marca que pertence à Geely só começou a registrar a produção de carros a diesel em 1991 e, desde então, produziu mais de nove milhões de veículos. Como os registros não mostram quantos veículos foram fabricados de 1979 a 1991, o número total é muito maior, considerando que faltam 12 anos. O último modelo a diesel está indo para o museu World of Volvo em Gotemburgo.

A história do diesel começou com o 244 GL D6, mas ele não tinha um motor Volvo. Em vez disso, era alimentado por uma unidade de seis cilindros naturalmente aspirada, emprestada da Volkswagen e da Audi. Foi somente em 2001 que a Volvo introduziu seu próprio motor a diesel, uma unidade de cinco cilindros montada internamente na fábrica de Skövde.

Em 2017, a Volvo anunciou planos para encerrar o desenvolvimento de motores a diesel. No mês passado, o último veículo com um motor a diesel (um V60) foi construído em Ghent, na Bélgica. Agora, o motor a diesel saiu completamente da linha de produção.

Galeria: Volvo EX90 Live Photos

O próximo passo é encerrar completamente a produção de veículos movidos a motores de combustão. Embora outras marcas de luxo, como Mercedes-Benz e Bentley, tenham adiado suas metas excessivamente ambiciosas de veículos elétricos, a Volvo está mantendo seu plano de se tornar totalmente elétrica até o final da década.

A Europa é o último bastião dos carros a diesel, mas a demanda vem diminuindo após o escândalo de fraude de emissões do Grupo Volkswagen. Além disso, regulamentações de emissões mais rígidas estão forçando as montadoras a abandonar gradualmente os motores a diesel. Os investimentos para tornar os motores a diesel compatíveis com a legislação mais rigorosa da UE seriam caros e, como a demanda está caindo, não faz sentido gastar dinheiro com esses motores em extinção.

A Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA) afirma que a participação de mercado do diesel na Europa caiu de 16,4% em 2022 para 13,6% em 2023. Os veículos elétricos foram mais populares no ano passado, com uma participação de 14,6%, enquanto os híbridos plug-in foram responsáveis por 7,7%. Os carros a gasolina reinaram supremos com 35,3%. Os híbridos comuns tiveram uma participação de 25,8%, enquanto outros tipos de propulsão foram responsáveis pelos 3% restantes.

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