A Volvo anuncia uma nova parceria, desta vez para o desenvolvimento de um sistema mais rápido de carregamento para carros elétricos. Mas o objetivo aqui não é apenas tornar as recargas mais rápidas e sim abrir caminho para melhorar a eficiência dos veículos. 

E para executar a missão a montadora sueca trabalhará com a Breathe, startup de software com sede em Londres. O projeto envolve desenvolvimentos na plataforma de gerenciamento de baterias desenvolvida internamente pela Volvo Cars e o desempenho de sua tecnologia de carregamento de veículos elétricos.

Galeria: Volvo inaugura maior hub de recarga da América Latina

Segundo relatado, o software do Breathe reduzirá o tempo de carregamento da faixa de 10-80% em até 30%, mantendo a mesma densidade de energia e alcance. A Volvo também afirma que as melhorias no tempo de carregamento durarão por todo o ciclo de vida da bateria, sem afetar sua saúde, o que é elogiável. 

Essa parceria entre as duas empresas resulta de um acordo de fornecimento para o seu principal produto, o Breathe Charge, e representa o mais recente investimento do braço de capital de risco da Volvo Cars, o Volvo Cars Tech Fund.

Ann-Sofie Ekberg, CEO do Volvo Cars Tech Fund, disse: "Tempos de carregamento mais rápidos, na faixa em que os clientes normalmente carregam rápido, representam um grande passo na direção certa à medida que continuamos a impulsionar a mobilidade elétrica e disponibilizá-la para mais pessoas".

novo-volvo-ex30-2024---fotos-do-lancamento-ao-vivo

Em linhas gerais, o software da Breathe usa carregamento adaptativo para controlar dinamicamente a bateria em tempo real, resultando em tempos de carregamento mais curtos, levando em conta a saúde da bateria para evitar degradação acelerada.

Ainda não há um prazo oficial para a implantação da tecnologia nos carros elétricos da Volvo, mas a montadora adianta que a adaptação será fácil, pois o software da Breathe é totalmente compatível com o hardware usado nos BEVs de nova geração da Volvo.