Em um importante passo a mobilidade elétrica, a fabricante chinesa NIO anunciou a estreia do primeiro sistema elétrico de 900V para automóveis com produção em massa. A novidade promete revolucionar o carregamento rápido de veículos elétricos, adicionando mais de 250 km de autonomia com apenas 5 minutos de carga.
Esse novo sistema equipará o ET9, carro elétrico premium da NIO que rivalizará com marcas como Porsche, BMW e Mercedes-Benz. O modelo será lançado no primeiro trimestre de 2025 e terá preço inicial de US$ 112.000.
E uma das características impressionantes do ET9 é a potência de carregamento DC de nada menos que 600 kW, um número sem precedentes na indústria. Mas além do carregamento super rápido, o ET9 traz outras tecnologias inovadoras. O carro elétrico de luxo contará com o primeiro chip automotivo de cinco nanômetros do mundo e células cilíndricas de bateria de grande porte.
O destaque fica por conta do motor traseiro, um modelo síncrono de ímã permanente de 925 V W-Pin, o primeiro do mundo com produção em massa. Ele entrega 340 kW de potência máxima e pesa apenas 79 kg, resultando em uma impressionante densidade de potência de 4,3 kW/kg.
No eixo dianteiro, o ET9 conta com um motor de indução assíncrono de 180 kW de potência máxima. Apesar de ser um tipo de motor mais tradicional, a NIO afirma que este modelo também se destaca pela alta densidade de potência, de 2,6 kW/kg, a maior do mundo entre os motores elétricos assíncronos.
A potência combinada chega a 520 kW, o equivalente a 697 cavalos de potência. A combinação desses motores permite que o ET9 acelere de 0 a 100 km/h em apenas 4,3 segundos, além de proporcionar uma autonomia de até 500 km com uma única carga.
Para garantir a refrigeração desses motores mais potentes, a NIO equipou o ET9 com um sistema de líquido refrigerante, aumentando a potência contínua do motor em 20%.
O Nio ET9 tem 5,32 metros de comprimento, 2,02 metros de largura e 1,62 metros de altura, com um generoso entre-eixos de 3,25 metros. Para alimentar seus motores elétricos, o carro conta com uma bateria de 120 kWh.
Além disso, o ET9 também se destaca pelo conforto e tecnologia embarcada. O modelo possui suspensão ativa "SkyRide" e conta com 24 patentes exclusivas para os bancos traseiros de primeira classe.
A NIO afirma que o ET9 pode ser recarregado de três maneiras: através da troca de bateria em apenas 3 minutos, pelo carregamento rápido que adiciona 255 km em 5 minutos, ou por um carregamento convencional.
A chegada do ET9 ao mercado promete movimentar o setor de carros elétricos de luxo. A chinesa IM Motors, por exemplo, anunciou recentemente o seu novo modelo L6, também com plataforma de 900V e que utilizará baterias sólidas com alcance superior a 1.000 km, mas este último será apresentado somente no Salão de Pequim, no final de abril.
Apresentado em dezembro de 2023, o Nio ET9 é o sedã fastback topo de linha da fabricante chinesa. Já disponível para pré-venda com preço inicial de 800.000 yuans (cerca de US$ 112.000), o modelo tem previsão de entregas para o primeiro trimestre de 2025.
Fonte: CarNewsChina
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nio lançará modelo híbrido plug-in sob a marca Firefly em 2026
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
A revolução da bateria finalmente chegou
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
NIO promete novos veículos elétricos com preço competitivo em breve
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
NIO: Troca de bateria em 2 minutos já é realidade na China