Ford: plataforma de carro elétrico barato servirá para vários modelos
Especula-se um elétrico com tamanho de Escape e espaço interno de Explorer
A Ford pode estar fazendo grandes promessas quando se trata de veículos elétricos, mas é hora de encarar a música: sua linha de veículos elétricos é estéril, e não apenas aqui nos EUA. Ela se contentou com apenas dois carros, o Mustang Mach-E e o Ford F-150 Lightning. Não se preocupe, mais EVs estão a caminho em breve.
Durante a Cúpula Automotiva do Bank of America Securities de hoje, o CFO John Lawler deixou escapar que sua futura plataforma de veículos elétricos não seria apenas espaçosa, mas provavelmente teria múltiplas variantes. Lawler disse que um EV do tamanho do Escape teria tanto espaço quanto um Explorer.
Obviamente, não houve nenhuma admissão concreta de que a Ford está trabalhando em um Escape EV, mas isso está de acordo com os planos para carros elétricos da Ford. Nesta semana, a Ford Europa lançou o Explorer EV, um veículo elétrico baseado na plataforma MEB da Volkswagen destinado aos mercados europeus.
Esse carro não se destina aos EUA e, honestamente, é um modelo provisório destinado a atender à demanda europeia por um veículo elétrico até que a Ford tenha sua própria plataforma de veículo elétrico pronta e funcionando. É uma abordagem semelhante à que a Honda está fazendo com o Prologue.
O restante da conversa foi extremamente franco. A Ford ainda vê os veículos elétricos assumindo o controle, mas, no momento, é muito difícil fazer isso funcionar. A venda da F-150 Lightning dá à marca créditos de carbono para continuar fabricando picapes a gasolina, mas Lawler quer que o braço do Modelo E da linha de carros da Ford se sustente por si só, e não como um suporte para permitir que a marca fabrique veículos a gasolina. No momento, os carros ICE da Ford (Ford Blue) e as operações comerciais (Ford Pro) estão tendo um bom desempenho, mas sua divisão de veículos elétricos (Model E) é terrivelmente não lucrativa.
A projeção é que o programa do Model E perca até US$ 5,5 bilhões este ano. Lawler diz que a demanda por veículos elétricos em todo o setor é mais branda do que se esperava e, portanto, a Ford precisa combinar com precisão a demanda e a oferta deles. Por enquanto, isso significa reduzir as metas de produção de carros como o Mach-E e o F-150 Lightning e se concentrar em veículos mais econômicos.
"Estamos entrando na maioria inicial. E a maioria inicial é muito menos tolerante", disse Lawler. "E uma das coisas que estamos descobrindo, e percebemos isso, e acho que esse foi o benefício de sermos os primeiros a entrar no mercado, é que não acreditamos que o jogo será realmente disputado com veículos maiores", continuou. Lawler acredita que os proprietários de veículos elétricos agora são sensíveis ao preço e, portanto, a Ford precisará colocar sua plataforma de veículos elétricos acessível nas ruas o mais rápido possível.
Um dos pontos principais da nova plataforma da Ford é sua flexibilidade. Lawler disse que a nova plataforma poderá ter "várias cartolas diferentes", o que significa que ela terá diferentes modelos. "A grande vantagem dos EVs é que, quando você olha para a pegada do design, [você pode ter] o tamanho exterior de um Escape, [com o] tamanho interior de um Explorer, porque você não tem as limitações do motor na diateira, certo? [Portanto, há muitos graus de liberdade", disse Lawler. De acordo com Lawler, o objetivo da plataforma de veículos elétricos da Ford é ser o maior número possível de coisas para o maior número possível de consumidores. Um EV menor significa menos bateria, o que significa um carro mais econômico. Uma plataforma flexível significa que ela será adequada para sustentar vários modelos que podem atender ao maior número possível de compradores.
Ainda assim, Lawler não confirmou exatamente qual seria a forma de seu primeiro veículo na nova plataforma, ou quando exatamente ele estaria nas ruas. "Pode ser um SUV, pode ser uma picape, pode ser uma van. Pode ser uma série de coisas diferentes", disse Lawler. Uma coisa é certa: os EVs econômicos da Ford assumirão várias formas, com preços razoáveis.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford traça meta para picape elétrica "revolucionária": custo das chinesas
Caminhão elétrico da Renault tem 600 km de autonomia
CEO da Ford dirige carro elétrico da Xiaomi no dia a dia: "é fantástico"
Isenção de IPVA: Governo de São Paulo exclui carros e ônibus elétricos
Ford pede aos clientes de elétricos que parem de usar carregadores da Tesla
Jaguar Typ 00 EV: Tudo que já sabemos sobre ele
Ford negocia retorno à Índia com fábrica de veículos elétricos