A nova picape da BYD teve mais detalhes e especificações revelados nesta semana. Com pretensões globais, a picape média da montadora chinesa promete aliar o trem de força híbrido plug-in às especificações de respeito para marcar a entrada neste segmento que é um dos que mais cresce no mundo.
Seu nome ainda não foi divulgado de forma oficial, mas a imprensa internacional já adianta que a picape será batizada como BYD Shark, em linha com os nomes "marinhos" de sua linha atual de veículos. A plataforma será compartilhada com o SUV Fang Cheng Bao Bao 5 (Leopard 5).
Em uma descrição da BYD, a plataforma DMO promete uma "aventura off-road inigualável" com uma combinação de tecnologias. O chassi foi projetado especificamente para híbridos e otimizado para o trem de força PHEV. A plataforma também aproveita a tecnologia cell to chassis (CTC), reduzindo o peso e aumentando a rigidez. A suspensão independente e um sistema de tração nas quatro rodas elétrico de dois motores reforçam a capacidade off-road.
Embora os detalhes exatos do trem de força permaneçam em segredo, espera-se que seja semelhante ao Leopard 5, provavelmente apresentando um motor de 1,5 litro que gera cerca de 135 kW (180 cv). A BYD afirma uma potência total do sistema próxima a 480 cavalos de potência (350 kW). Essa potência, segundo a BYD, rivaliza com a de um motor V8 tradicional de 4,0 litros.
A já conhecida bateria Blade estará a bordo, embora sua capacidade ainda seja um segredo. Pode ser semelhante à unidade de 31,8 kWh encontrada no Leopard 5. A BYD enfatiza que a tecnologia CTC integra a bateria a um chassi de aço de alta resistência, garantindo a segurança ideal no uso off-road.
A plataforma DMO da BYD prioriza a eficiência energética combinando os pontos fortes das tecnologias DM-i e DM-p. O sistema de tração nas quatro rodas elétrico permite uma distribuição de torque inteligente e rápida entre as rodas dianteiras e traseiras, garantindo uma capacidade de resposta mais efetiva, mesmo em condições desafiadoras como gelo. Além disso, o bloqueio central de energia facilita a transferência inteligente de torque a velocidades até 30 vezes mais rápidas do que um sistema mecânico.
A tecnologia CTC não apenas melhora a rigidez, mas também promete níveis muito baixos de ruído, vibração e aspereza (NVH), de acordo com a BYD. Um sistema de câmera de 540° e uma visão de 180° do chassi também estarão presentes.
A picape média também terá o chamado V2L (capacidade de recarga externa), embora detalhes específicos ainda não tenham sido revelados. No entanto, ele poderia potencialmente oferecer uma capacidade de descarga de 6 kW semelhante ao Leopard 5.
Fotos de flagras sugerem um layout interior semelhante ao Leopard 5 na parte dianteira, com uma grande tela central de informação e entretenimento e um painel de instrumentos digital separado. O console central exibe duas alças de apoio robustas.
Embora a altura não tenha sido revelada, o comprimento será de 5.457 mm, a largura 1.971 mm e a distância entre eixos de 3.260 mm. O lançamento está previsto para breve, com potenciais entregas ainda em 2024. O site chinês Fast Technology especula um preço inicial de cerca de 200.000 yuans (aproximadamente US$ 27.650).
A conclusão é que a picape híbrida plug-in pode se tornar um divisor de águas para a BYD. Com pretensões globais, vai atacar direto um dos segmentos que mais crescem na indústria automotiva e com a vantagem do trem de força eletrificada, área que ainda carece de opções oferecidas pela concorrência das marcas tradicionais.
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