A CATL da China estabelece outro recorde. O principal fabricante de baterias do mundo recebeu a certificação da Volkswagen para seu novo centro de testes construído em Erfurt, na Alemanha.
O documento certifica que a instalação atende aos mais rigorosos padrões de validação de baterias e pode agora, por sua vez, aprovar novos produtos, garantindo a máxima segurança.
De acordo com a CATL, a verificação de conformidade da Volkswagen com os padrões europeus foi extremamente minuciosa. A Volkswagen analisou muitos aspectos relacionados aos acumuladores. Eles incluíram caracterização elétrica, sequenciamento, envelhecimento, impacto ambiental, resposta ao estresse mecânico e segurança.
A instalação de testes da CATL abriga uma série de instrumentos que permitem a realização de centenas de testes em células, módulos e pacotes de baterias. Ela é administrada por uma equipe de engenheiros altamente especializados e é capaz de testar qualquer tipo de bateria, independentemente da química, do formato da célula e dos formatos de construção.
A CATL, ao descrever suas atividades, faz questão de enfatizar que, entre os muitos testes realizados, alcançou níveis de ponta "na análise das operações de carregamento e no estudo da eficiência do carregamento sob diferentes condições de energia". E não é só isso: a CATL afirma ser capaz de realizar medições precisas sobre as variações de operação ligadas às variações de temperatura (até -30 graus) e sobre o envelhecimento da bateria em função da quilometragem e dos ciclos de recarga.
De acordo com a própria CATL, a empresa expandirá suas atividades de teste já em 2024 e oferecerá seus serviços a todos os fabricantes que queiram avaliar suas tecnologias de carros elétricos.
Uma das vantagens do centro será a possibilidade de comparar os dados obtidos com os de outras fábricas da CATL em todo o mundo. Dessa forma, a gigante chinesa garante a confiabilidade do produto com taxas de defeitos da ordem de partes por bilhão.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acende sinal de alerta: fechamento de fábricas e amplos cortes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Volkswagen relança Scout com SUV e picape elétricos; veja fotos e detalhes
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Grupo Volkswagen: Fábrica de veículos elétricos corre risco de fechar
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Inovação promete acabar com incêndios em carros elétricos